Inscrições abertas para o Processo Seletivo 2009-1 da UFG

Candidatos podem se inscrever até 12 de outubro. As novidades para este ano são o aumento do número de cursos e vagas, o aproveitamento da nota do ENEM e o Programa UFGInclui
A Universidade Federal de Goiás (UFG) já está com as inscrições abertas para o seu Processo Seletivo 2009-1. Candidatos a uma das 5.174 vagas oferecidas pela universidade têm até o dia 12 de outubro fazer a inscrição, exclusivamente pela internet, no endereço www.vestibular.ufg.br. Para este ano, além do aumento do número de cursos e vagas oferecidos pela UFG, duas outras novidades: a nota do ENEM poderá ser aproveitada na primeira fase do Processo Seletivo e uma parcela das vagas está reservada a estudantes oriundos de escolas públicas e a negros oriundos de escolas públicas. Ainda será criada uma vaga, de acordo com a demanda, em cada curso da UFG para indígenas e uma vaga, em cada curso, também de acordo com a demanda para negros quilombolas.
 
As provas serão realizadas em duas etapas para a maioria dos cursos, com exceção do curso de Matemática, que contará com uma terceira etapa, e dos cursos de Artes Cênicas, Educação Musical, Música e Musicoterapia, que fazem prova de verificação de habilidades e conhecimentos específicos. As provas da primeira etapa (objetiva) serão realizadas no dia 23 de novembro, e as da segunda etapa (prova discursiva e de redação) nos dias 14 e 15 de dezembro de 2008. A verificação de habilidades e conhecimentos específicos será realizada nos dias 18 e 19 de dezembro de 2008. Todas as informações a respeito das etapas do processo seletivo constam no Manual do Candidato, disponível gratuitamente no endereço www.vestibular.ufg.br.
 
Novas vagas
 
O Vestibular 2009-1 da UFG oferece 5.174 vagas nos cursos da universidade, um acréscimo de 1.211 vagas em relação ao processo seletivo 2008. São 25 novos cursos distribuídos nos campus de Goiânia, Jataí e Catalão, como Engenharia Florestal e Matemática Industrial, entre outros. O aumento das vagas para 2009-1 configura uma das primeiras etapas da consolidação do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), ao qual a UFG aderiu. Com isso, a partir de 2009 até 2012, a UFG deverá dobrar a oferta de vagas para a graduação, passando dos atuais mais de 14 mil alunos para 25 mil alunos.
 
ENEM
 
Outra novidade deste ano para os candidatos ao Processo Seletivo 2009-1 da UFG é a possibilidade de aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na primeira fase do processo seletivo. Quem fez a prova em 2006, 2007 ou em 2008 poderá optar, no ato da inscrição ao processo seletivo, se deseja aproveitar a sua nota no ENEM para compor a nota final da primeira fase.
 
UFGInclui
 

Parte das vagas do Edital 2009-1 do processo seletivo para ingresso na UFG será destinada a candidatos provenientes de escolas públicas e a negros oriundos de escolas públicas. Será ainda criada uma vaga em cada curso, de acordo com a demanda, destinada a indígenas e a negros quilombolas. Para isso, o candidato deve optar, no ato da inscrição, se quer concorrer às vagas pelo sistema universal ou pelo Programa UFGInclui. Serão reservadas 10% do total das vagas para candidatos oriundos de escola pública (independentemente de raça/cor) e 10% para negros oriundos da escola pública. O sistema de cotas prevê ainda a reserva de uma vaga adicional em cada curso para índios e negros quilombolas.

Fuente: Ascom/UFG