Instituto de Química incentiva iniciação científica

Alunas da UFG participam de projeto da Comissão Nacional de Energia Nuclear
Duas alunas do curso de graduação em Química da Universidade Federal de Goiás, participam de projeto de pesquisa e iniciação científica na Comissão Nacional de Energia Nuclear, a CNEN. O projeto é orientado pelo professor Amarildo Otávio Martins que ministra aulas no Instituto de Química da UFG. Além dele o químico da CNEN, professor José Carlos Pereira também faz parte da orientação.

A iniciação científica foi concedida por meio de pedido ao professor Amarildo que enviou os currículos acadêmicos das alunas para a CNEN, a partir da aprovação dos currículos o Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq, liberou as bolsas de estudos no valor de R$ 300,00 para cada aluna.

As duas pesquisadoras, Maria Carolina Bezerra, 22 anos, e Hellen Flávia Moreira, 21, analisam a contaminação do meio-ambiente por metais pesados na área do aterro sanitário de Abadia de Goiás, onde fica a CNEN. No local a preocupação com o impacto ambiental é grande por que Abadia de Goiás abriga os rejeitos radioativos do Césio 137. O projeto acaba de completar um ano de existência,teve seu início em setembro de 2007 e tem a duração estimada para dois anos. (João Paulo Di Medeiros)

Fonte: Agência UFG de Notícias