DCE reivindica permanência estudantil no Conselho Universitário

O protesto foi contra um artigo que limita a participação dos estudantes no Consuni

Os representantes do Diretório Central dos Estudantes, DCE, e alguns conselheiros estudantis ocuparam o Conselho Universitário, Consuni, na última sexta-feira, 26, para exigir a revogação do artigo 16 do regimento interno do conselho. De acordo com este artigo, que foi votado no penúltimo Consuni, se qualquer conselheiro exigir que determinada sessão deve ser secreta e tiver o apoio de metade dos conselheiros, a reunião fica restrita. A ocupação ocorreu na Escola de Agronomia, onde foi realizada a reunião.


De acordo com a Reitoria, este artigo seria para casos especiais como, por exemplo, quando há a necessidade de expor a vida de alguém. A coordenadora geral do DCE, Iara Neves, afirma, porém, que estes casos já estão previstos em outros artigos do regimento interno do Consuni. Na ocasião, ficou decidido e registrado em ata que nenhum conselheiro pode se utilizar desse artigo até outra reunião do Consuni que colocará em pauta o mesmo assunto. Nessa reunião, os membros do DCE deverão apresentar o protesto escrito e formal para entregar à reitoria.


Os conselheiros discutiram também a assistência estudantil. A questão debatida foi o aumento dos preços do Restaurante Universitário. Segundo a Reitoria, este assunto ainda está sendo estudado.


O Consuni é composto pelo presidente, que é o reitor, pelos pró-reitores, conselheiros, diretores das unidades da Universidade Federal de Goiás e entidades convocadas, como o DCE. A convocação ordinária ocorre uma vez por mês. Os conselheiros são distribuídos entre as categorias da universidade: 70% de professores, 15% de técnicos-administrativos e 15% de alunos. Os conselheiros, os diretores de unidade e os pró-reitores têm direito a voz e a voto, os convocados têm direito a voz e os demais só podem assistir sem se manifestar. (Murillo Buaretto)

Source: Agência UFG de Notícias