Nova diretoria da Escola de Agronomia da UFG toma posse

Data da notícia: 05 de fevereiro de 2018

Veículo/Fonte: CREA - GO

Link direto da notícia: http://www.creago.org.br/index.php/comunicacao/imprensa/noticias/2490-nova-diretoria-da-escola-de-agronomia-da-ufg-toma-posse

O presidente do Crea-GO, eng. Francisco Almeida, prestigiou hoje (5/2), pela manhã, a posse da nova diretoria da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (EA/UFG), realizada  no auditório do Centro de Excelência em Melhoramento Genético da Canas-de-açúcar, no Campus Samambaia, em Goiânia.

A mesa diretiva foi composta pelo reitor da UFG, Prof. Edward Madureira Brasil; pela vice-reitora, Sandramara Matias Chaves; pelo pró-reitor de Administração e Finanças e ex-diretor da EA, Prof. Robson Maia Geraldine; pelo novo diretor da EA, Professor Marcos Gomes da Cunha; pelo diretor que deixou o cargo, Prof. Wilson Mozena; e pelo vice-diretor empossado, Prof. Cláudio Fernandes Cardoso. Logo após a composição da mesa de trabalho, foi feita a leitura do termo de posse pela diretora do Departamento Pessoal da EA,  Fabiana Machado, e o reitor da UFG entregou as portarias aos empossados.

Os professores Marcos Gomes da Cunha e Cláudio Fernandes Cardoso assumiram os cargos de diretor e vice-diretor, respectivamente, para o quadriênio 2018/2021.  A Escola de Agronomia abriga três cursos de graduação (Agronomia, Engenharia de Alimentos e Engenharia Florestal) e quatro cursos de pós-graduação, atendendo 1.400 alunos, aproximadamente.

O novo diretor da EA destacou, em seu discurso, a importância de se repensar o processo de ensino-aprendizagem a partir das novas tecnologias de informação e comunicação, visando aproximar professores e discentes por meio de práticas menos hierarquizadas.  Ao citar o professor Sidney Challoub, do departamento de História da Unicamp, afirmou que “a diferença entre professor e aluno é circunstancial, temporal e momentânea” e o “excessivo apego à hierarquia e seus tradicionais rituais pode aniquilar a possibilidade do conhecimento enquanto prática crítica e transformadora”. Após questionar a sala de aula tradicional, sugeriu a possibilidade de construção de disciplinas com conteúdos ministrados à distância e, por outro lado, de caráter multidisciplinar, que une mais de um docente em sala de aula para trabalhar conteúdos correlacionados.

A integração entre docentes, discentes e técnicos a partir da unidade acadêmica também foi destaque no discurso do atual diretor da EA, Marcos Gomes. Segundo ele, deve haver uma “constante interação, colaboração e evolução técnico-científica” em benefício do projeto pedagógico do curso. “Sabemos que não é tarefa fácil, mas estamos dispostos a trabalhar para facilitar e melhorar a qualidade de nossas atividades acadêmicas”, disse.

O pró-reitor de Administração e Finanças e ex-diretor da Escola de Agronomia (EA), Robson Maia Geraldine, desejou sucesso à nova diretoria para “cumprir a missão de conduzir a unidade acadêmica em tempos de adversidades políticas e econômicas”. Em sua fala, o reitor Edward Madureira ressaltou o papel das instituições que, segundo ele, deve ser direcionado pelo interesse comum da sociedade. Nesse sentido, destacou a construção de uma universidade com mais diálogo, entre as unidades acadêmicas, e mais inclusiva. “A universidade que a gente sonha é aquela que rompe os limites das unidades acadêmicas. Para além de multiplicar os espaços e laboratórios, devemos atuar com o que a gente já conquistou, de forma dialógica e integrada entre as unidades”.

O presidente Francisco fez questão de parabenizar os recém-empossados. “Desejo uma profícua gestão à nova diretoria da Escola de Agronomia da UFG. Aproveito a oportunidade para cumprimentar o Prof. Wilson Mozena pela sua exímia gestão; e ao ex-diretor da Escola de Agronomia, Prof. Robson Maia”.

Além de docentes, discentes, técnicos-administrativos e terceirizados, também participaram da solenidade de posse, o superintendente federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Eduardo de França; o Chefe-adjunto de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Arroz e Feijão), Fernando Magela; o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos (Aeago), José de Souza Reis Filho; e a coordenadora do Curso de Agronomia do Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera, profa. Luciana Domingos Bittencourt.

Presidente do Crea-GO, eng. Francisco Almeida, participa da posse juntamente com representantes de entidades de classe e órgãos da esfera federal, além de docentes, discentes, técnicos-administrativos e terceirizados

Reitor Edward Madureira (centro), ladeado pelo atual diretor Marcos Gomes (esquerda) e vice-diretor, Cláudio Cardoso (direita)