Cerimônia marca lançamento do Agro Centro Oeste
A primeira atividade oficial do IX Agro Centro Oeste ocorreu nesta quinta-feira, dia 16, com a cerimônia de lançamento do evento, no Auditório do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae-GO). Autoridades municipais e estaduais, representantes das entidades e órgãos parceiros e produtores rurais estiveram presentes na solenidade.
O diretor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg), Divino Goulart, destacou a importância do Agro Centro Oeste para a agricultura familiar no estado. “A feira é essencial não só para o pequeno produtor. A sociedade é beneficiada porque passa a ter o contato com os produtores e a reconhecer o significado da agricultura familiar na economia do país”, ressalta o diretor da Fetaeg, que também é produtor familiar.
Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mario Schreiner, o Agro Centro Oeste “se firma e se fortalece a cada ano, com o objetivo de trazer informação, inovação e tecnologia para o setor agropecuário, principalmente para o agricultor familiar.”
O diretor-superintendente do Sebrae, João Bosco Umbelino dos Santos, reforçou a consolidação das parcerias, ao longo das nove edições da feira. João Bosco afirmou que “o avanço da feira se deu porque as parcerias se consolidaram, a cada ano estão mais fortes e progresso só se dá por meio da união e contribuição de cada parceiro.”
O reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira, relembrou a história do Agro Centro Oeste, destacando que o evento foi desenvolvido com determinação e aprendizado. O reitor destacou que “a feira rompe a idéia de que a universidade é distante da sociedade. No Agro Centro Oeste, várias unidades da UFG estão presentes, ouvindo as demandas da população e dando respostas à sociedade.”
O vice-governador do estado, Ademir Menezes, reiterou o compromisso da feira com o desenvolvimento sustentável da agricultura. “O evento é uma alternativa de renda e de tecnologias rentáveis para os produtores familiares”, lembra o vice-governador.
A nona edição do Agro Centro Oeste começará no dia 22 de outro e irá até o dia 26, no Parque de Agropecuário de Goiânia. A entrada é franca e o visitante terá disponível uma programação com 10 seminários, 3 minicursos, 11 palestras, 5 oficinas, além do desfile com jovens produtores (Agro Familiar Fashion), da Mostra Goiana de Gastronomia e das Ligas da Saúde da Faculdade de Medicina.
Source: Ascom/UFG