Instituto de Física integra aprendizagem e diversão

Gibi da Turma do Mazim foi criado a fim de desmistificar a disciplina
O Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Goiás (UFG) criou uma revista em quadrinhos para explicar certos fenômenos físicos cotidianos. A revistinha foi nomeada Gibi da Turma do Mazim e seu principal objetivo é tornar o estudo da Física mais simples e prazeroso, aliando diversão e compreensão. O trabalho é resultado de um projeto de pesquisa, que faz parte do programa de licenciatura da UFG (Prolicen), e visa trabalhar com histórias em quadrinhos no ensino da Física.

O público alvo da revista são alunos de ensino fundamental. O primeiro volume do Gibi já está disponível no site do IF. Os personagens são professores e alunos do próprio Instituto que ganharam caricaturas para ensinar física de um modo mais divertido. Os assuntos abordados pelo gibi são cotidianos e no primeiro exemplar as crianças podem aprender a respeito das fases da lua de uma maneira bem didática.

Além de ensinar a tão temida matéria, o gibi também é educativo. Nos diálogos dos personagens se percebe lições de boas maneiras, tal como respeito aos mais velhos, tudo isso de uma forma bem descontraída e com uma linguagem adequada. Por se tratar de histórias do dia-a-dia dos alunos, eles se identificam com os personagens e aprendem ainda mais rápido.

O Gibi da Turma do Mazim foi criado por um aluno bolsista, Francisco Fernandes Soares, e coordenado pelo professor Wagner Furtado (IF). Para a produção gráfica também houve a colaboração do professor Márcio Alves e do professor Bruno Ribeiro, ambos da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFG. Os organizadores do projeto esperam que a partir de agora o estudo Física deixará de ser um bicho de sete cabeças e se tornará uma atividade possível e satisfatória. (Gilana Nunes)

Fonte: Agência UFG de Notícias