noticia1225475692.JPG

Documentário goiano na Mostra Internacional do Filme Etnográfico

Memórias de Sombras representa o estado em festival no Rio de Janeiro

O documentário "Memórias de Sombras", dirigido pelo professor da Faculdade Direito - Extensão Goiás Douglas Pinheiro, representa o Estado na 13ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico, realizada de 12 a 19 de novembro no Rio de Janeiro.

 

O evento, que seleciona documentários de caráter etnográfico, nacionais e internacionais, possibilitando um diálogo entre diferentes realizadores e suas cinematografias, faz parte de uma iniciativa mais ampla em direção à reflexão sobre o ensino da antropologia e sobre a produção de documentários.

 

O curta, que estreou este ano no Festival Ibero-americano de Curtas Metragens de Sergipe (Curta-SE 8), também será exibido no 4º FestCine Goiânia e no 6º FestCine Amazônia. A equipe de produção conta ainda com Rafael de Almeida, aluno de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda (diretor de fotografia) e Márcia Santana, docente da FD - Extensão Goiás (produtora executiva).

 

Produzido com base no relato de três mulheres que sofreram agressão doméstica, o filme procura mostrar que a superação do trauma sofrido pelas mulheres é um caminho que se faz passo a passo, um itinerário que já começou, mas que precisa ser construído pelo expectador, levado a observar a realidade circundante marcada por diversas experiências silenciadas de opressão. O objetivo do documentário é devolver às mulheres silenciadas pelas experiências traumáticas de agressões familiares o direito de se narrarem, de contarem suas próprias memórias como protagonistas”, aponta o diretor Douglas Pinheiro.

 

Fonte: Ascom/UFG