noticia1229340845.jpg

UFG comemora 48 anos com inauguração do Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal

Comunidade universitária e políticos participam da cerimônia e parabenizam a universidade

A Universidade Federal de Goiás (UFG) comemorou nesta sexta-feira, 12, pela manhã seu aniversário de 48 anos, com a inauguração do Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, localizado no Câmpus Samambaia. A maior edificação da universidade, depois do Hospital das Clinícas, é um espaço próprio para grandes eventos, com capacidade para quatro mil pessoas sentadas. São 8,7 mil metros quadrados de área construída, incluindo acomodações diversas e um amplo palco. O design arrojado e a perfeita acústica são diferenciais do novo prédio que muda o panorama do câmpus.  

A solenidade contou com a presença de membros de diversos segmentos da comunidade universitária, autoridades da cidade, do estado, e políticos. A mesa principal da cerimônia foi formada pelo reitor da UFG, Edward Madureira Brasil; vice-reitor, Benedito Ferreira Marques; João Luiz Félix de Souza Bufáiçal, representando a família do ex-reitor e homenageado Ricardo Freua Bufáiçal; secretária estadual de Educação, Milca Severino Pereira, representando o governador Alcides Rodrigues; prefeito de Goiânia, Iris Rezende; senadores Marconi Perilo e Lúcia Vânia; vice-presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, Honor Cruvinel, representando o presidente da casa, Jardel Sebba; presidente da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira, Linda Monteiro e pelos deputados federais Carlos Alberto Leréia, João Campos, Iris de Araújo, Pedro Chaves, Leonardo Vilela, Luis Bittencourt, Pedro Wilson, Raquel Teixeira e Ronaldo Caiado.

A deputada federal e professora da UFG, Raquel Teixeira falou em nome dos colegas de bancada, parceiros na construção do Centro de Cultura e Eventos da UFG, com a destinação de emendas parlamentares para a universidade. Ela afirmou que a alocação de recursos por parte dos deputados é fruto de um trabalho dedicado, habilidoso e competente do reitor da UFG e de sua equipe. Raquel corroborou a homenagem feita pela UFG ao ex-reitor Ricardo Bufáiçal e destacou a importância do espaço para a democratização das cerimônias de colação de grau: “Esse Centro vai dar a oportunidade de participação dos alunos e conservar o sentido original da colação de grau enquanto cerimônia acadêmica”, afirmou a deputada.

Segundo o senador Marconi Perillo, a UFG chega aos 48 anos no ápice da sua maturidade: “Ao longo desses anos, a universidade teve papel decisivo no desenvolvimento, formação da cidadania e composição dos quadros técnicos do estado”, declarou. Além de enaltecer a “justíssima homenagem” a Ricardo Bufáiçal, Marconi também lembrou do compromisso que tem com a UFG: “Anualmente, nunca destinarei menos de R$ 1 milhão das minhas emendas individuais à universidade”, comprometeu-se.

O filho do homenageado, João Luiz Félix de Souza Bufáiçal , afirmou estar emocionado com a magnitude da homenagem ao seu pai. “Meu pai nunca deixou de ser um homem reto, íntegro e justo. É uma nobreza o gesto da UFG, que eterniza a memória dele nessa edificação”, declarou, emocionado.

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, parabenizou a UFG pela “importante estrutura que dará um maior suporte às atividades acadêmicas”. “Desde o início o reitor da UFG não mediu esforços para consolidar parcerias e difundir o conhecimento, arma que tudo transforma”, destacou Iris. A ex-reitora da UFG, secretária estadual de Educação Milca Severino Pereira trouxe os cumprimentos do governador Alcides Rodrigues e parabenizou a todos pelo trabalho sério e suprapartidário. Ela também agradeceu pela homenagem a um ex-reitor: “Que sua família possa ter nesse edifício um aconchego por parte da universidade”, afirmou.

Edward Madureira Brasil explicou que a idéia de um espaço onde todos os alunos pudessem participar da colação de grau surgiu em 2000, quando era diretor da Escola de Agronomia e percebeu que muitos estudantes não participavam da solenidade por não poderem arcar com os custos. “É inadmissível que um estudante vença todas as barreiras da sua vida acadêmica e não tenha o coroamento disso”, ressaltou. Portanto, ao assumir a Reitoria, em 2006, um de seus objetivos era garantir essa democratização.

O reitor também esclareceu que em 25 de abril deste ano o Conselho Universitário aprovou o nome do Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, segundo Edward, um dos homens mais éticos que essa universidade conheceu. “Espero que ele seja exemplo para várias gerações de gestores públicos”, declarou.

Edward Madureira prestou ainda o seu reconhecimento à equipe da UFG, pró-reitores, assessores, arquitetos e engenheiros do Centro de Gestão de Espaço Físico (Cegef), coordenadores de cursos, diretores de unidades e todos que se comprometeram com a construção e o desenvolvimento da UFG. Além da comunidade universitária, o reitor também reconheceu o diálogo constante com a bancada federal, tanto deputados quanto senadores, que dedicaram “apoio incondicional” à UFG. Segundo o reitor, a obra é fruto de determinação, desprendimento, coragem e boa vontade, inspirados direta ou indiretamente na trajetória de Ricardo Bufáiçal.
Após a solenidade, houve apresentação da Banda Pequi, da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG e o descerramento da placa do prédio, feito por representantes da universidade e pela família de Ricardo Freua Bufáiçal. A comemoração se encerrou com um almoço.

Acesso                                                                                                                 

Antes da cerimônia de inauguração do Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, uma comitiva da prefeitura de Goiânia, com a presença do prefeito Iris Rezende, esposa e vice-prefeito eleito, Paulo Garcia, juntamente com o reitor e autoridades da UFG inauguraram a pavimentação que dá acesso ao novo edifício da UFG. “A prefeitura não poderia faltar com a complementação de tudo que facilita o acesso ao câmpus”, afirmou Iris Rezende. Depois da inauguração, o reitor e a comitiva partiram para uma breve visita às instalações do Centro de Cultura e Eventos.

Para visualizar mais fotos do evento, acesse http://www.ufg.br/this2/uploads/files/83/Inauguracao.pdf

 

Source: Ascom/UFG