UFG realiza primeira formatura no Centro de Cultura e Eventos
A Universidade Federal de Goiás realizou ontem, 8, a primeira solenidade de colação de grau no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, inaugurado em dezembro último. Os 70 formandos do curso de Engenharia Civil foram os primeiros a utilizar o novo espaço, que tem capacidade para quatro mil pessoas sentadas e estacionamento para 1,5 mil carros. A obra custou mais de R$ 11 milhões. Na próxima semana (dias 15 e 16), será a vez das turmas de Medicina e Enfermagem colarem grau no Centro de Cultura e Eventos (CCE).
A cerimônia foi marcada pela emoção dos familiares e satisfação dos dirigentes e outros membros da comunidade universitária, que fizeram questão de participar da primeira formatura no CCE. Todos os pró-reitores da UFG estiveram presentes à solenidade, bem como o corpo docente da Escola de Engenharia e algumas equipes de trabalho do câmpus. Ao todo, mais de três mil pessoas participaram da solenidade.
Contar com um local apropriado para as formaturas permite a diminuição de custos da cerimônia, tornando mais democrática a participação dos formandos. O edifício foi construído como um espaço multiuso, para colações de grau, congressos, feiras e eventos em geral, visando à aproximação da universidade com a sociedade, proposta recorrente e primordial do reitor Edward Madureira Brasil e sua equipe que não mediram esforços para a efetivação desse espaço no câmpus II da UFG.
Cerimônia – Além da inauguração do Centro de Cultura e Eventos, a solenidade de colação de grau dos formandos do segundo semestre de 2008 de Engenharia Civil contou com outra novidade. Pela primeira vez, e o objetivo que ocorra assim nas demais colações de grau, os formandos de fato receberam seus diplomas. Na oportunidade, o reitor agradeceu as equipes de trabalho que tornaram possível a efetivação de metas como essa, especialmente ao Departamento de Assuntos Acadêmicos (DAA), ao Centro de Gestão do Espaço Físico (Cegef), a Assessoria de Relações Públicas e demais membros da Reitoria. E ainda, aqueles que contribuíram para a efetivação do CCE como a bancada federal no Congresso Nacional, o Ministério da Educação e o Governo Federal.
Edward Madureira Brasil também lembrou alguns importantes conquistas de 2008, como a implantação de mais 25 cursos de graduação, a ampliação do quadro docente e técnico-administrativo e o avanço da estrutura física nos câmpus de Goiânia, Jataí e Catalão. Ao parabenizar os formandos, o reitor lembrou da importância dos profissionais de engenharia para o desenvolvimento do país e recomendou responsabilidade, humildade, ética e compromisso social.
O paraninfo da turma foi José Francisco das Neves, diretor presidente da empresa Valec; a professora Sylvia Regina Mesquita de Almeida, a patronesse; o professor Alfredo Ribeiro da Costa, o patrono; Maurício Martines Sales, o professor homenageado e Maria do Perpétuo Socorro Barbosa Gomide, a servidora homenageada.
Fuente: Ascom/UFG