
Palestra de Ignacy Sachs é transmitida para a Rede IFES
A Aula Inaugural do Programa de Doutorado em Ciências Ambientais (CIAMB) da UFG marcou a primeira transmissão realizada pela instituição para a Rede IFES. A aula, ministrada pelo economista polonês Ignacy Sachs no Cine UFG, Câmpus Samambaia, foi transmitida pelo endereço eletrônico do projeto Magnífica Mundi, da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb). De acordo com a coordenadora da Rede IFES na UFG, professora Rosana Borges, a transmissão foi realizada pela equipe da Magnífica Mundi com o apoio logístico da TV UFG, TV Assembléia, Fundação RTVE, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), Centro de Recursos Computacionais (Cercomp) e Faculdade de Letras (FL).
Rosana Borges explicou que a Rede IFES reúne todas as instituições federais de ensino superior numa troca de conteúdo audiovisual. Com a implantação da TV UFG, ainda neste semestre, a universidade passará a contribuir regularmente com a rede, mantendo a parceria com a Magnífica Mundi, projeto de extensão que abriga uma web tv na Facomb. Outra transmissão será feita pela Magnífica Mundi para a Rede IFES ainda hoje. Trata-se da Aula Inaugural do curso de Licenciatura em Letras – Libras, prevista para ocorrer às 19h, também no Cine UFG. A Aula Inaugural terá a presença de autoridades acadêmicas e representantes da Secretaria Estadual da Educação, da Associação de Surdos de Goiânia e do Sistema Educacional Chaplin. A professora Mariângela Estelita Barros, da FL, ministrará palestra sobre cultura surda.
Crise ambiental – O economista Ignacy Sachs ministrou a Aula Inaugural do CIAMB com o tema “Biocivilizações do futuro”. O reitor Edward Madureira Brasil e a professora Selma Simões de Castro, do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA), apresentaram Sachs, renomado brasilianista radicado na França, onde é co-diretor do Centro de Pesquisas Contemporâneas sobre o Brasil. Sachs residiu no Brasil por cerca de 14 anos.
Em sua aula, o economista falou sobre a crise ambiental presenciada pelas civilizações em todo o mundo, marcada pela grave ameaça de mudanças climáticas e pelo esgotamento das fontes de energia utilizadas atualmente. Para Sachs, existem soluções como a utilização de fontes alternativas para a produção de energia. Ele também sugeriu uma mudança no estilo de vida contemporâneo, ditado pelo alto consumo energético.
Fuente: Ascom/UFG