
Inaugurada a Rede Metropolitana de Goiânia que interliga 16 instituições de ensino e pesquisa
Na manhã de hoje foi inaugurado no câmpus II da UFG a Rede Metropolitana de Goiânia (MetroGyn), que permite a 16 instituições de ensino e pesquisa da capital compartilharem dados através de fibras ópticas de maneira rápida e barata. A implementação da infra-estrutura da MetroGyn foi uma realização da Rede Comunitária de Educação e Pesquisa (Redecomep), coordenada pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e custeada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia. Goiânia foi a décima cidade brasileira a receber a implementação da rede. Após inaugurada, a UFG, como coordenadora do programa no estado, juntamente com o comitê gestor da MetroGyn, ficará responsável por viabilizar a sustentabilidade da rede.
Estiveram presentes na inauguração o reitor da UFG Edward Madureira Brasil, o diretor geral da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) Nelson Simões, o reitor da Universidade Católica de Goiás Wolmir Amado, o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás Joel Braga, o presidente da companhia de processamento de dados do município de Goiânia (Comdata) Iram Saraiva Júnior, o diretor de projetos da RNP José Luiz Ribeiro e o Pró-reitor de desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos da UFG Jeblin Abraão.
O professor Jeblin lembrou de quando o Instituto de Informática recebeu seu primeiro modem no começo dos anos 90 e comparou aquele acesso precário com a internet atual e a potencialidade da MetroGyn. Para exemplificar as ações que podem ser tomadas pela Rede Metropolitana de Goiânia, o diretor do Centro de Recursos Computacionais (Cercomp), Hugo Dantas, apresentou a possibilidade da construção de um portal na internet para interligar as instituições parceiras no programa.
Nelson Simões, diretor da RNP ressaltou que “uma rede é tão valiosa quanto os nós que as unem e a pluralidade de participação dos parceiros”, neste sentido a MetroGyn é um dos lançamentos mais bonitos que foram realizados no Brasil. Simões ainda estimulou os parceiros a utilizarem todo o potencial da rede.
O reitor Edward Madureira agradeceu a presença e a representatividade das autoridades presentes e ressaltou que apesar do desafio para articulação entre os parceiros também é necessário suprir as expectativas da população para que a rede seja utilizada em todo o seu potencial.
Fazem parte da MetroGyn a Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Prefeitura de Goiânia, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás (Setec), Universidade Católica de Goiás (UCG), Centro Universitário de Goiás (Unigoiás), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Companhia Energética de Goiás (CELG); Companhia de Pesquisa em Recursos Minerais (CPRM); Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (CEFET-GO); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Goiás (SENAC-GO); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-GO); Faculdades Alves Faria (ALFA); Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCGO); Instituto Nacional de Meteorologia e Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).
Source: Ascom/UFG