Festival do Minuto chega a Goiânia com seleção de vídeos e palestras
Em 2009, o Festival do Minuto chega a Goiânia e a mais 29 cidades das cinco regiões brasileiras. Entre abril e julho, curadores juniores de cada um dos municípios participantes vão selecionar e avaliar vídeos-minuto que serão enviados para o site do Festival (www.festivaldominuto.com.br), onde serão exibidos. Haverá uma premiação mensal no valor de R$ 1 mil para o melhor vídeo das 30 cidades. Confira aqui o regulamento para o tema "Diretor de Goiânia".
Dentro do projeto, quinze das cidades participantes receberão palestras que apresentam o formato do minuto baseadas em exemplos concretos de filmes premiados no passado. “Desvendamos o processo de construção de idéias e de realização dos filmes, desmistificando para o público o que é fazer um bom Minuto”, comenta Gustavo Steinberg, diretor e produtor executivo do Festival, que ministra as palestras, junto com o curador Marcelo Masagão, cineasta brasileiro e criador do Festival do Minuto.
Em Goiânia, Marcelo Masagão ministra duas palestras no próximo dia 21 de maio. Nas palestras, realizadas no Cine Goiânia Ouro (9 horas) e no Cine UFG (16 horas), o cineasta falará sobre o Festival e sua importância como meio de divulgação cultural e criação audiovisual.
Sobre o Festival do Minuto
O Festival do Minuto foi criado no Brasil, em 1991. É, hoje, o maior festival de vídeo da América Latina, tendo inspirado festivais semelhantes em mais de 40 países. Na Holanda, existe desde 1993, vinculado ao Sandberg Institute, importante escola de arte localizada em Amsterdam. Estes países inspiraram a criação de Festivais do Minuto em mais de 40 nações, cada um com dinâmica e formato próprios. A partir do final de 2007, o Festival do Minuto brasileiro tornou-se permanente e online: passou a receber e exibir vídeos diretamente pela internet. Mensalmente, novos temas são lançados e os melhores vídeos recebem prêmios em dinheiro.
O Festival do Minuto é uma das marcas culturais mais conhecidas do país e um grande revelador de talentos do audiovisual brasileiro. Temos um grande acervo de Minutos, incluindo vídeos de inúmeros cineastas hoje conhecidos. Diretores como Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel), Beto Brant (O Invasor) e Tata Amaral (Um Céu de Estrelas, Antônia) foram alguns dos cineastas que já enviaram seus vídeos.
Quem faz o Festival do Minuto
Marcelo Masagão: Criador e curador, é cineasta, tendo realizado, entre outros, os filmes Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos (1999), 1,99 – Um Supermercado que Vende Palavras (2004) e Otávio e as Letras (2007).
Gustavo Steinberg: Diretor e produtor executivo. Mestre em Ciências Políticas (PUC-SP) e em Comunicação (London School of Economics), é autor de dois livros e produziu cinco filmes longa-metragem. Sua estréia na direção de longas aconteceu em 2008, com Fim da Linha.
Fonte: Assessoria do evento