Rede liga Instituições Federais de Ensino Superior
No I Seminário RedeIfes/UFG, que ocorreu no dia 04 de junho no auditório do Instituto de Matemática e Estatística (IME), estiveram presentes para compor a mesa diretiva o reitor da universidade, Edward Madureira Brasil, a coordenadora da RedeIfes/UFG, Rosana Maria Borges, o diretor do Centro de Recursos Computacionais (Cercomp), Hugo Alexandre Dantas do Nascimento, e a coordenadora de imprensa da UFG, Silvana Coleta. Todos se mostraram muito satisfeitos com a realização do projeto. “Esse é um projeto bastante ambicioso e que pode servir inclusive como base para integração dessas universidades federais”, afirmou o reitor Edward Madureira.
De acordo com a coordenadora da RedeIfes/UFG, Rosana Borges, o objetivo do seminário foi disseminar a Rede Ifes na UFG. Cada unidade ou órgão poderá ter usuários cadastrados na rede para fazer downloads de materiais e postar materiais. “Com a consolidação do projeto a universidade amplia o caminho da democratização do acesso ao conhecimento produzido, não só na UFG, mas em todas as Instituições Federais de Ensino Superior do país”, ressaltou Rosana Borges.
Para a professora Silvana Coleta, com a consolidação da RedeIfes/UFG, a universidade conquista mais um espaço para experimentação dos estudantes. “Trata-se de um espaço privilegiado e diferenciado devido a seu modelo democrático”, constatou Silvana. A RedeIfes é um projeto grandioso e mobilizou as instituições federais de todo o país. De acordo com o diretor do Cercomp, Hugo do Nascimento, essa é a primeira vez na história das Ifes que se tem uma forma de acesso digital. “Não se trata apenas de um espaço para divulgar, mas também para guardar a história da universidade em termos de produção audiovisual”, explicou. De acordo com o reitor Edward Madureira Brasil, os conteúdos disponibilizados na RedeIfes poderão ser veiculados na TV UFG, que entrará no ar em caráter experimental no próximo dia 14.
O que é a RedeIfes
A RedeIfes é uma rede de compartilhamento de conteúdo entre as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Seu objetivo é democratizar a difusão e o acesso à informação, disponibilizando arquivos de produtos audiovisuais e multimidiáticos para utilização livre e gratuita dos seus integrantes.
A RedeIfes permite tanto a postagem de material audiovisual editado, quanto o tráfego de material bruto para ser editado. Qualquer Rádio ou TV Universitária ligada a uma Instituição Federal de Ensino Superior pode postar e baixar material na rede, retransmitindo esse material na sua grade de programação.
Política de utilização
Atualmente a RedeIfes dispõe de um portal http://www.redeifes.andifes.org.br que possibilita que as Ifes compartilhem conteúdos audiovisuais. Cada instituição integrante da rede possui um moderador, que cadastra os usuários no sistema.
Todos os órgãos e unidades acadêmicas da UFG podem postar os conteúdos disponíveis na RedeIfes para utilização sem fins lucrativos, bastando, para isso, cadastrar os seus usuários. Para cadastrar os usuários, a unidade ou órgão deve entrar em contato com a equipe da RedeIfes na UFG. Uma vez cadastrado, o usuário pode postar produtos audiovisuais e multimidiáticos e baixar materiais disponíveis na rede conforme interesse de sua instituição.
Os materiais postados são compartilhados por todas as Ifes que integram a rede, e por suas emissoras de rádio e televisão.
É importante lembrar que o conteúdo postado na RedeIfes deve ser de domínio publico, o que inclui tanto o uso de imagens quanto de trilhas sonoras e demais inserções audiovisuais. Antes de postar algum conteúdo na rede, os usuários devem atentar para isso, a fim de não ferir nenhum direito autoral. Neste primeiro momento, só devem ser postados conteúdos audiovisuais produzidos pela UFG.
Fonte: Ascom/UFG