
Rádio Universitária exibe especial sobre a condição do preso no Brasil
Para que serve a prisão? Quem comete crime e é condenado, recebe uma segunda chance de conviver com a sociedade? Um preso acredita em sua recuperação? Quais as condições do cárcere no Brasil? Que políticas públicas o setor de Segurança vem planejando e executando? Cadeia é questão para a sociedade discutir? Essas e outras questões serão tratadas a partir de hoje no Jornal das Seis, noticiário que vai ao ar de segunda a sexta-feira na Rádio Universitária de Goiânia, das 18h às 18h30.
O debate acerca do tema é resultado de uma série com cinco reportagens de seis minutos cada, realizada pela equipe do Jornal das Seis durante quinze dias por meio do projeto de extensão “Cobertura jornalística sobre a realidade do sistema prisional brasileiro”. Sob a orientação da professora Flora Ribeiro e com o auxílio de toda a equipe de produção do jornal, as estudantes Juliana Marto e Lorena Gonçalves, que assinam a série, realizaram leitura e pesquisas sobre o tema, entrevistaram especialistas e acompanharam a rotina dos presos no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.
Conforme a professora Flora, a idéia da série é tocar em feridas que dizem respeito a todo o convívio social e, assim, despertar no ouvinte um drama que é responsabilidade de todos: “O objetivo final é chamar a atenção da sociedade para um problema que é nosso e não só do Estado”. Portanto, quem sintonizar os 870 AM no dial do rádio poderá acompanhar questões como as reais chances de ressocialização do preso, os objetivos de uma pena, a insalubridade a a ociosidade que o preso enfrenta ao chegar na cadeia, a preocupante reincidência de delitos e infrações e as políticas públicas previstas para o setor.
Vale ressaltar, contudo, que o trabalho não tem a função de julgar, mas sim de provocar reflexão. “Não chegamos a conclusões, pois isso não é papel do jornalismo. Apenas deixamos base para que cada um formule sua opinião”, complementa Flora. A equipe do Jornal das Seis realiza ao menos uma série de reportagens especiais por mês. Antes de falar do preso no Brasil, a equipe tratou temas como “medicamentos: fabricação e distribuição” e “transporte coletivo na Grande Goiânia”.
O Jornal das Seis compõe o horário destinado a produções feitas por estudantes no Laboratório de Radiojornalismo da Rádio Universitária, coordenado pelo professor Edson Luiz Spenthof, da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb). Para os próximos meses, a equipe produzirá um programa de debates sobre temáticas sociais, também com o objetivo de contribuir para uma análise crítica da realidade. Além de Flora e Spenthof, assina a orientação dos trabalhos dos estudantes a professora Denize Daut.
Fonte: Ascom/UFG