Anatel testa nova tecnologia no Câmpus Samambaia

Transmissão de dados via energia elétrica é avaliada para futura implantação em todo o país

Uma equipe da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) passou por Goiânia nos dias 19 e 20 de agosto para realizar testes que envolvem o uso da tecnologia PLC. Powerline Comumnications é o nome atribuído à transmissão de dados e voz via cabos de energia elétrica. Uma possibilidade de barateamento do serviço de Internet e futura inclusão digital.


Acompanhado de técnicos da Companhia Energética de Goiás (Celg), o grupo escolheu o Câmpus Samambaia da UFG, entre tantos lugares no Brasil, por encontrar no local uma rede livre de interferências e com espaço de cerca de 150 metros no entorno dos fios condutores para a avaliação do seu espectro eletromagnético.

A tecnologia PLC tem sido há tempos anunciada em todo o mundo e é considerada um grande passo para a concretização das chamadas autovias de comunicação. No Brasil, a expectativa é que, quando consolidado, o sistema de transmissão de dados via rede elétrica leve acesso à Internet para 98% das residências do país.


A Anatel já tem uma regulamentação pronta para esse novo serviço, mas depende de provas técnicas para o estabelecimento de padrões de uso, distribuição e fiscalização. Uma vez encerrados esses testes, companhias energéticas como a Celg poderão oferecer o serviço ao consumidor.

 

 

Fonte: Ascom/UFG