UFG recebe Embrapa e laboratórios em evento nacional

Na abertura do encontro, as fiandeiras de Hidrolândia apresentaram a cultura goiana aos convidados

 

A análise do solo e de suas condições de fertilidade é procedimento considerado imprescindível para quem quer bons resultados na agricultura. Por isso, é necessário que essa avaliação seja cada vez mais exata e sem riscos, tanto para quem a solicita como para quem a realiza. É preciso, também, que profissionais e pesquisadores da área estudem e reflitam sobre suas formas de trabalho. Nesse esforço, a Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da UFG, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), recebe, nesta semana, o III Encontro do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF).

O PAQLF existe há 16 anos e reúne mais de 90 laboratórios espalhados em 25 estados brasileiros. O programa foi criado pela Embrapa Solos para organizar o trabalho de análise da terra produtiva do país e garantir um padrão normativo e de conduta aos laboratórios credenciados. Desde 1998, o programa dispõe de um selo de qualidade, que aprimora ainda mais o serviço. “Não há legislação específica para essa análise da fertilidade do solo, mas há controle. Da agricultura familiar à de precisão, o produtor está atrás de diagnósticos”, comenta o coordenador nacional do PAQLF, Marcelo Saldanha. 

Saldanha abriu o evento, na manhã desta segunda-feira, dizendo ser esta edição a maior até hoje realizada. “É a agenda mais rica que teve um encontro do PAQLF”, comentou. Na programação, estão previstos debates sobre gestão laboratorial, uso de reagentes químicos, análise de fósforo, amostragem de solo, metodologias específicas, entre outros temas.

Ainda na solenidade de abertura, a coordenadora geral do Encontro, professora Eliana Paula Fernandes, da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, ressaltou porque é importante que a UFG receba  a Embrapa e laboratórios para promover esses debates: “É uma forma de garantir qualificação profissional e estreitar os laços da pesquisa”.

Além de a universidade ser o lugar da produção de conhecimento, conforme lembrou Saldanha, há o fato de que Goiás é o estado onde mais estão concentrados os centros de análise. “A questão geográfica é um dos motivos desse III Encontro ser realizado aqui”, afirmou Saldanha.

Quem vai ao III Encontro do PAQLF não somente irá discutir metodologias e conferir variantes de pesquisas sobre análise do solo como também conhecerá um pouco da cultura goiana. Na primeira manhã do evento, as Fiandeiras de Hidrolândia se apresentaram, cantando música sertaneja de raiz.

O III Encontro PAQLF vai até sexta-feira, dia 18. As palestras estão sendo ministradas no auditório da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, localizada no câmpus II da UFG. Para saber mais sobre a análise do solo, você pode acessar também o site da Embrapa Solos, onde há um link direcionado ao programa.

 

Fonte: Ascom/UFG