noticia1253911190.jpg

I Espaço das Profissões é elogiado por professores e alunos

Estudantes destacam a chance de conhecer melhor o curso escolhido para o vestibular

“Como chego ao ICB 2? Onde posso tomar o ônibus circular?” Essas dúvidas, freqüentes durante o dia todo, não eram de calouros, mas de alunos do ensino médio visitando pela primeira vez a UFG. A oportunidade de conhecer o Câmpus Samambaia foi proporcionada pela realização do I Espaço das Profissões, que movimentou o ambiente acadêmico nos três períodos. O objetivo do projeto é oferecer informações sobre os mais diversos cursos aos estudantes interessados em ingressar na UFG.

O professor Márcio Ribeiro Guimarães, do SESC Cidadania, acredita que o projeto empolgou os alunos. Acompanhando uma turma de 68 vestibulandos, o professor afirmou que a oportunidade de saber mais sobre as áreas escolhidas no vestibular poderá contribuir para que a vazão nos cursos diminua. O professor Omar Passos de Carvalho, diretor do Colégio Progressivo, comandava uma turma de 250 alunos do 2º e 3º anos. Para ele, o Espaço das Profissões é uma chance excepcional para que os estudantes tenham uma visão mais próxima da carreira escolhida no momento da inscrição do vestibular.

 



Estudante do 2º ano do Colégio Progressivo, Nathália Bernardes tinha dúvidas entre os cursos de Ciências Geoambientais, Artes Cênicas e Ciências Biológicas. Mas as palestras sobre essas diferentes áreas ajudaram na opção da aluna por este último. O vestibulando Diego Peres, do Colégio Expovest, visitava o Espaço das Profissões com ar de alívio. “Fiz a escolha certa”, orgulhava-se o estudante. Ele, que vai prestar o vestibular para Arquitetura, gostou de saber que sua área tem muitas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

O professor Paulo Alcanfor Ximenes, da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, ressaltou a importância do momento de eleger uma profissão. “É uma escolha que tem consequências para toda a vida”, acredita. Durante sua exposição sobre a área de Agronomia, o professor observou uma dúvida bastante comum entre os alunos: predominava uma confusão entre as profissões de engenheiro agrícola, engenheiro florestal e zootecnista.

A professora Daiana Stasiak, da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia, fez uma exposição sobre o curso de Relações Públicas. Ela destacou o amplo campo de atuação no mercado e as inovações trazidas com o advento da internet. Interessados e participativos, os vestibulandos Pedro Nunes Mapelli, do Colégio Estadual Senador Teotônio Vilela, Enya Café, do Colégio Uniclass, e Pedro Henrique Duarte, do Colégio Meta Brasil, apreciaram muito a oportunidade de saber mais sobre o curso escolhido para o próximo processo seletivo da UFG. “Vamos mais convictos e seguros para o vestibular, com a certeza de termos feito a escolha certa”, garantiu o trio.

 Leia mais sobre o I Espaço das Profissões clicando aqui.

Fuente: Ascom/UFG