noticia1253911356.jpg_ORIG

I Espaço das Profissões aproxima estudantes do ensino médio e UFG

Durante o evento alunos puderam conhecer melhor cada curso oferecido pela universidade

Risadas, cadernos, conversas no corredor e um entra e sai infinito das salas de aula. Seria somente um dia normal no câmpus II. Mas esses estudantes não são acadêmicos da UFG, são alunos de colégios do ensino médio de todo o estado que vieram se “encontrar com seu futuro” no I Espaço das Profissões. Estima-se que 10 mil estudantes passarão pelo Câmpus Samambaia durante os três períodos. O evento promovido pela Pró-reitoria de Graduação, deu oportunidade para estudantes conhecerem melhor os cursos oferecidos pela UFG. Por meio de palestras além de promover conversas entre professores e acadêmicos dos cursos que tem interesse, os estudantes puderam definir melhor sua escolhas para a o processo seletivo 2010.


Foi o caso da Maklene Cardoso, do colégio estadual Edmundo Rocha, que estava em dúvida entre os cursos de Engenharia e Ciência da computação. Depois de saber algumas peculiaridades e um bate papo com formandos do curso Maklene se decidiu por Engenharia da computação. Por conhecer os cursos apenas superficialmente, muitos estudantes acabam se arrependendo de suas escolhas e abandonando os estudos, o que, além do transtorno para sua vida pessoal, gera vagas ociosas para a universidade.

 


De acordo com a pró-reitora de graduação, Sandramara Matias Chaves, o Espaço das Profissões trás o ensino médio para dentro da universidade e oferece opções que fundamentarão melhor as escolhas de curso desses estudantes. O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, adianta que no próximo ano o Espaço das Profissões acontecerá em dois dias, no primeiro semestre, e em um dia no segundo semestre com a abertura da universidade para que a sociedade em geral possa conferir o que tem sido produzido no meio acadêmico.

Pais e professores – Maria José Bastos trouxe a filha hoje de manhã para o I Espaço das Profissões. Sua filha, que está no terceiro ano do ensino médio, quer prestar vestibular para medicina, mas já esteve indecisa entre outros cursos. Maria José espera que este contato com os professores e alunos possibilite que sua filha certifique-se do curso que escolher. Já para a professora da UFG, Telma Woerle de Lima Soares, do Instituto de Informática, o espaço interativo entre alunos, professores e acadêmicos permite que os estudantes saibam mais sobre o curso, sua estrutura, projetos desenvolvidos além de mostrar perspectivas do mercado de trabalho.



Interior – O I Espaço das Profissões recebeu também alunos do interior do estado. Estudantes do colégio Antares de Goiatuba viajaram 2 horas para participar do evento. Gabriella Costa, que ainda não decidiu para qual curso que irá prestar vestibular, destacou que a visita a UFG propiciou mensurar as oportunidades e a dimensão das atividades de uma universidade. Já a professora Maria Natividade Rosa Barbosa, do Câmpus de Catalão, ressaltou a necessidade de que o aluno do ensino médio conheça a universidade e faça a escolha de seus cursos com mais segurança.

 

Source: Ascom/UFG