UFG participa de Projeto Rondon

Faculdade de Enfermagem prevê ações de educação, cultura e meio ambiente nas comunidades carentes envolvidas

 

A Universidade Federal de Goiás (UFG) vai participar, representada pela Faculdade de Enfermagem (FEN), do Projeto Rondon. Coordenado pela professora da FEN, Cleusa Alves Martins, o projeto contemplado visa ações de educação, planejamento familiar, cultura, assistência e meio ambiente. Para cada seis alunos envolvidos no projeto são necessários dois professores para acompanhar a jornada. No caso da UFG, as professoras Cleusa Alves e Claci Fátima Weirch Rosso serão as responsáveis. Os estudantes que participam do Projeto Rondon percorrerão 18 municípios do estado de Goiás na operação Centro-Nordeste. Para a coordenadora do projeto na UFG, os alunos têm interesse e vontade de participar e este projeto é apenas o início. De acordo com Cleusa Alves, a equipe da FEN que trabalha no projeto tem o objetivo de desenvolver novos projetos com caráter multidisciplinar.

O Projeto Rondon é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes. O projeto é coordenado pelo Ministério da Defesa e recebe o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. As atividades realizadas pelos rondonistas, como são chamados os professores e estudantes universitários que participam do projeto, concentram-se nas áreas de comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção; e trabalho.

A ideia para o projeto surgiu em 1966, na Escola de Comando e Estado Maior do Exército, durante a realização de um trabalho de sociologia intitulado "O militar e a sociedade brasileira" O Projeto Rondon caracteriza-se por ser o esforço concertado do governo e das Instituições de Ensino Superior (IES), pela aliança entre os estudantes universitários e as comunidades para a busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar comunitário.

Os interessados em participar do Projeto Rondon desenvolvido na UFG podem enviar e-mail para o diretor da FEN, Marcelo Medeiros (marcelo@fen.ufg.br) ou para a coordenadora do projeto Cleusa Alves Martins (cleusa.alves@gmail.com).

 

Fuente: Ascom/UFG