noticia1259934343_ORIG.jpg

HC/UFG inaugura núcleo da Rede Universitária de Telemedicina

Comunidade do HC, autoridades e coordenador nacional do projeto Rute marcaram presença na solenidade de abertura, transmitida por videoconferência a outros integrantes da rede

 

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG) inaugurou, na manhã do dia 2 de dezembro seu núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), projeto que visa promover a integração das atividades de telesaúde existentes no Brasil. A Rute é idealizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e pretende ser implementada em todos os hospitais federais de ensino.


Na solenidade de abertura, no hall de entrada do HC, estiveram presentes diversas autoridades da UFG, como pró-reitores e diretores de unidades, além do vice-reitor Benedito Ferreira Marques, representando o reitor Edward Madureira Brasil. Também prestigiou o evento, o presidente do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (IPASGO), Geraldo Lemos, substituindo o governador do estado Alcides Rodrigues.


O diretor do HC, José Garcia Neto, falou da importância desse momento para o hospital e para a Faculdade de Medicina (FM). “Com a Rute poderemos construir, trocar e receber conhecimentos de todos os outros hospitais da rede”, destacou. O diretor da FM, Heitor Rosa, lembrou que a FM já criou a disciplina de Telemedicina em seu curso de graduação. “Não deve haver dissociação entre a academia e o hospital”, ressaltou.


Luiz Ary Messina, coordenador nacional do projeto Rute, esteve presente para fazer a videoconferência de inauguração. Para ele, o projeto é uma oportunidade de integração mas, para isso, existe uma necessidade de capacitação dos profissionais da saúde para acompanhar esse avanço. A videoconferência foi transmitida a outros integrantes da rede como Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, com representantes que ressaltaram a importância dessa parceria e se colocaram à disposição da UFG para apoiar esse projeto.


Ao ingressar na Rute, o Hospital das Clínicas da UFG passa a se integrar a outros hospitais universitários por meio da utilização de tecnologias de informação e comunicação, promovendo o intercâmbio de informações válidas para diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças e a contínua educação de prestadores de serviço em saúde, assim como para fins de pesquisa e avaliações. Por meio dessa iniciativa, o Ministério da Ciência e Tecnologia pretende prover as instituições participantes de uma infra-estrutura de serviços de comunicação, os quais serão disponibilizados aos grupos de pesquisa para desenvolverem trabalhos que permitam a avaliação remota de casos clínicos, o pré-diagnóstico à distância e a educação continuada em saúde. A Rute é formada, atualmente, por mais de 130 instituições distribuídas em todos os estados brasileiros que, além de interagirem entre si, mantêm relações com outras instituições no Brasil e no exterior.

 

 

Fuente: Ascom/UFG