
Moçambicanos homenageiam pró-reitora de graduação
Por Marcela Gumarães
Foto: Reuben Lago
A comitiva de professores moçambicanos da Universidade Pedagógica de Moçambique homenageou nesta quinta-feira (17/06) a pró-reitora de graduação Sandramara Matias Chaves. Presentes no UFG para firmar parceria de implantação do curso de Ciências Biológicas na instituição africana, os professores presentearam a pró-reitora com um traje típico de Moçambique, a capulana. Segundo a professora Ana Wamir Conceição, essa é uma roupa que representa tradição e maturidade das mulheres de seu país.
Ela e os professores Juvêncio Manuel Nota, André Machava Manhiça e o diretor adjunto do Centro de Educação a Distância da Universidade Pedagógica, Lourenço Mavaieie, conheceram a estrutura do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR) onde receberam noções de educação a distância e da plataforma moodle (software livre de apoio à aprendizagem).
Além disso ao lado dos docentes Rafael Dias Loyola, Weliton Ribamar Lopes e Cristiane Lopes Simão Lenes do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), os professores moçambicanos concluíram o projeto pedagógico do curso de Ciências Biológicas que será oferecido na modalidade a distância em Moçambique. Para Ana Wamir, a contribuição da UFG é de grande importância e ajudará a suprir a carência de docentes que Moçambique possui. “O nosso objetivo é a formação de quadros de alto nível de competência que possa atuar como cidadão responsável”, afirmou a professora. O projeto será apresentado e avaliado pelo Ministério da Educação (MEC). A previsão do início do curso é em agosto.
Essa parceria é um convênio do MEC com o governo moçambicano, por meio do projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB). A finalidade é implantar cursos de Pedagogia, Matemática e Gestão Pública juntamente com as seguintes instituições: Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).
Fonte: Ascom/UFG