noticia1278438430.jpg

Coleta seletiva iniciada no Câmpus Samambaia

A coleta de materiais recicláveis será feita semanalmente em contêineres específicos. O envolvimento da comunidade acadêmica na separação dos materiais recicláveis é fundamental para o sucesso da iniciativa

 

A partir de hoje (01/07), o Câmpus Samambaia também será incluído na coleta seletiva já realizada pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) na capital. Mais do que separar os materiais recicláveis, a UFG criou o programa Coleta Seletiva Solidária que vai gerar trabalho e renda para cooperativas de catadores de materiais recicláveis. A finalidade do projeto é implantar um modelo de gestão de resíduos com sustentabilidade ambiental e inclusão social.

O processo começa nas unidades acadêmicas onde foram instaladas lixeiras verdes, para materiais recicláveis, e marrons, para orgânicos e não recicláveis. A partir desta divisão, os funcionários da limpeza vão recolher separadamente o lixo e colocar em contêineres específicos para os dois tipos de resíduos. Esses recipientes estão separados em dez pontos no câmpus (acompanhe na ilustração abaixo). O próximo passo será realizado pela Comurg, que irá recolher uma vez por semana os materiais recicláveis e distribuir nas cooperativas participantes do programa Incubadora Social, desenvolvido por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec). “Ao separar o lixo, cada pessoa vai contribuir para inclusão social”, comentou o coordenador Fernando Bartholo. Ele também informa que o projeto preparou uma campanha educativa que passará por todas as salas do câmpus, conscientizando a comunidade acadêmica.

A Incubadora Social tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento do cooperativismo, bem como na formação tanto dos cooperados quanto dos estudantes que integram o projeto. Também há equipes formadas por professores e alunos de diversas áreas para atuar com as cooperativas e ministrar cursos. Ao receber o material recolhido na UFG, as cooperativas vão separar e vender para empresas de reciclagem. A intenção é que a Coleta Coletiva Solidária integrada com a Incubadora Social seja implantada também no Câmpus Colemar Natal e Silva, em Goiânia, e nos câmpus do interior.

Cuidados especiais – O projeto Coleta Seletiva Solidária traz alguns alertas. Em ambientes de trabalho, os papéis de escritório devem ser separados em uma lixeira específica e não devem ser amassados porque papéis amassados são mais difíceis de serem reciclados e perdem valor comercial. As caixas e embalagens de papelão também devem receber cuidados especiais. Antes de serem recolhidos pelo serviço de limpeza, esses materiais devem ser desmontados e dobrados. Outro material delicado é o vidro. Segundo Fernando Bartholo, a recomendação é que se deposite embalagens de vidro condicionadas ou embrulhadas com cuidado.

 

 

Source: Ascom/UFG