Ensaios premiados

Ensaios premiados

Professora e escritora Moema de Castro e Silva Olival recebe prêmio da UBE-RJ

A escritora, ensaísta e professora goiana Moema de Castro e Silva Olival será agraciada com o Prêmio Antônio Olinto, da União Brasileira dos Escritores - Seção Rio de Janeiro, pelo livro O Espaço da Crítica III, lançado no ano passado pela Editora UFG. A premiação até então inédita no currículo da ensaísta será entregue no dia 28, na sede da Academia Brasileira de Letras, no Rio. O comunicado oficial chegou na semana passada à escritora de 79 anos, que já esteve à frente da coordenação do mestrado em Letras da Universidade Federal de Goiás, na qual hoje é professora emérita.
A obra agraciada com o prêmio é o décimo livro já lançado pela escritora e ensaísta (e terceiro de um série) e faz uma análise da crítica literária contemporânea e o processo de valoração de obras contida nela. "Receber um prêmio como esse é sempre gratificante, especialmente quando ele vem de fora do nosso Estado. Estou realmente muito feliz", disse a escritora ao POPULAR. Nascida na cidade de Goiás, filha de Colemar Natal e Silva e Genezy de Castro e Silva, Moema é doutora em estilística e crítica literária pela USP e professora titular aposentada da UFG.

Entre outras premiações que coleciona estão a medalha Wendell Santos (1996), do Conselho Estadual de Cultura de Goiás; Prêmio Clara Ramos (1997), da UBE-RJ; Prêmio Tiokô (1998), da UBE-GO, e 1º Prêmio da Bolsa de Publicações Nelly Alves de Almeida (1999). Atualmente, a professora prepara uma publicação inédita na carreira, um livro de contos.