[UFG] Suporte nutricional pode ser o grande diferencial do pecuarista no período das águas (Portal Beef Point, 08/11/11)

Suporte nutricional pode ser o grande diferencial do pecuarista no período das águas

 

A chuva chegou à maior parte do Brasil no mês de outubro e deve seguir até abril de 2012. Segundo o professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), Reginaldo Nassar, este é o momento certo para que o criador forneça um suporte nutricional ao rebanho e aproveite também os benefícios da pastagem melhorada pelas chuvas.

O pasto junto com a suplementação adequada proporciona um maior aproveitamento dos nutrientes ingeridos pelo animal. Reginaldo Nassar destaca que o produtor deve aproveitar esta boa fase. "O capim tem uma digestibilidade maior no período das águas. Se o criador corrigir uma falha nutricional do animal com o suporte protéico ideal, consequentemente consegue maior retorno, maior rentabilidade, engorda e maior relação custo benefício", comenta.

E para dar esse suporte, muitos produtos já são desenvolvidos. Gustavo Ferro, membro da Campo Rações e Minerais, explica como o plano de suplementação criado pela empresa traz maior retorno para o pecuarista. "Nossos produtos, além do complemento protéico - energético, possuem o diferencial dos promotores de eficiência alimentar (monensina, salinomicina, virginiamicina). O resultado é o melhor aproveitamento dos nutrientes ingeridos na boa pastagem, em resumo, mais carne, mais leite, mais reprodução", destaca.

A Campo Rações e Minerais oferece uma linha completa destinada exclusivamente para o período das águas. Os produtos são divididos entre suplementos minerais, proteinados e ração. Confira a Linha Águas.