Vez de oralidade e performance

A professora Goiandira Ortiz de Camargo informa que o tema da segunda edição do II Festival de Poesia de Goyaz será A Poesia da Voz, dando-se ênfase a questões como oralidade, performance e vocalidade. A professora acrescenta que, durante o festival, haverá a leitura de poesias (pelo autor das mesmas), mesas de debates que contarão com a presença de poetas e críticos literários nacionais e shows de cantoria popular, cordel, poesia de banca e hip hop.

Goiandira comenta que uma semana antes da realização do II Festival de Poesia de Goyaz, professores da UnB e da UFG participarão de um seminário de educação, quando darão minicursos e ministrarão oficinas. O público-alvo será a comunidade de um modo geral, e o objetivo é promover uma integração entre a comunidade e os participantes do evento.

Em 2005, o festival foi de 23 a 26 de março, e reuniu na antiga capital de Goiás alguns dos mais importantes poetas e críticos literários do País, como os goianos Augusta Faro e Gilberto Mendonça Teles, a poetisa paranaense Alice Ruiz e o mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), o gaúcho Fabrício Carpinejar e os pernambucanos Fabiano Calixto e Micheliny Verunschk. Eles discutiram a função da poesia no mundo contemporâneo, e debateram temas ligados à criação artística, à comunicação e à cultura.

Durante seis mesas de debates, poetas e críticos literários apresentaram sua visão pessoal e seus conceitos sobre poesia. Nas sessões de leituras, discutiu-se a criação literária e artística. Uma mesa de debate com editores tratou de questões ligadas ao mercado editorial de poesia.

Fonte: Jornal Diário da Manhã.