Pacote do MEC para educação prevê construir mais cem universidades
O Globo, 28/02/07
No Ceará, prefeitura vende livros didáticos como sucata para reciclagem
A construção de pelo menos cem universidades e escolas técnicas e a implantação de uma regime de metas a serem cumpridas por escolas de todo o país estão entre as propostas que serão apresentadas hoje pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para integrarem o chamado pacote educacional.
Haddad disse ontem que as medidas serão implantadas em cinco ou dez anos. Sem dar detalhes, o ministro disse que o pacote terá como prioridade à educação básica, com projetos voltados à formação de professores, combate à evasão escolar e aumento do repasse de recursos às escolas públicas. As verbas estariam vinculadas ao desempenho obtido pelas instituições no Prova Brasil.
Quase duas toneladas de livros distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que poderiam estar sendo usados por alunos de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, quase viraram papel reciclado. Alguns eram novos e ainda estavam ensacados com o invólucro do Ministério da Educação. Outros não poderiam ter sido descartados porque tinham menos de três anos de uso, contrariado resolução do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). O Departamento de Apoio ao Estudante, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, vendeu o material ao sucateiro Valdézio Conrado de Souza, o Neguinho da Reciclagem, que pagou R$ 0,10 por quilo. No total, a prefeitura recebeu R$ 195.
O material só não virou papel reciclado porque o Ministério Público Estadual recebeu uma denúcia-crime e entrou na Justiça com uma medida cautelar de seqüestro. Os livros estão sob a guarda do fórum da cidade. O caso será encaminhado ao Ministério Público Federal.