Encontro debate os 60 anos do ensino do jornalismo
O 10º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo tem como tema geral "Os 60 anos de ensino de jornalismo no Brasil e sua implicações sociais, profissionais e institucionais". Segundo o diretor científico do FNPJ, Edson Spenthof, para o encontro deste ano haverá novidades.
No dia 28 de abril haverá o Encontro dos Coordenadores de Cursos de Jornalismo, em seguida uma sessão sobre O Panorama Iberoamericano do Ensino de Jornalismo; no dia 29 de abril, domingo, foi programada uma sessão sobre Programa Nacional de Estágio Acadêmico em Jornalismo e na segunda-feira, dia 30 de abril haverá duas sessões sobre o processo de avaliação de Cursos: a primeira, às 8 horas Reunião de Avaliadores in loco dos Cursos de Jornalismo; e a segunda, às 10h30 sessão sobre o Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior) e o ensino de jornalismo.
O FNPJ reúne professores de jornalismo que buscam debater a qualificação do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito dos cursos. O FNPJ atua em diversos temas, entre os principais estão a Reforma do Ensino Superior, o processo de avaliação dos cursos, a obrigatoriedade do diploma para o exercício profissional em jornalismo e ainda questões referentes ao fomento e desenvolvimento da pesquisa em jornalismo no Brasil.
Participação dos alunos
Neste ano, o FNPJ abriu à participação dos estudantes de jornalismo no evento. A participação nos encontros do FNPJ é antiga reivindicação dos estudantes que reclamavam informações sobre os debates dos professores
Os estudantes de jornalismo poderão fazer a inscrição pelo site da entidade ou no local, na FACOM-UFG. Segundo o informe da diretoria, os estudantes poderão participar de todos os painéis e das palestras programadas.
* Com informações do site do FNPJ e da UFSC