UFG paga preço local por interurbanos
Jornal O Popular 12/03/2007
A Universidade Federal de Goiás (UFG) é usuária de um serviço de voz sobre IP (VoIP) desde meados do ano passado. Segundo o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Geblin Abraão, a solução utilizada localmente, chamada fone@RNT, foi desenvolvida pelo Grupo de Trabalho Voz sobre IP da Rede Nacional de Pesquisa (RNT).
A solução permite que funcionários da instituição se conectem a outros profissionais de universidades federais brasileiras que também integram a rede da RNP pagando o preço cobrado por uma ligação local.
Outra vantagem do VoIP é a mobilidade. Isso porque mesmo fora da instituição de ensino, o funcionário pode ser encontrado, usando o notebook, um telefone IP ou um aparelho comum acoplado a um adaptador ATA para conexão à web.
Essa solução ganha destaque na UFG porque, para alguns departamentos, os interurbanos eram restritos. Com o fone@RNP, os funcionários atualmente podem ligar para fora da sua cidade, Estado ou País. Geblin avisa ainda que a utilização do VoIP racionaliza o uso da infra-estrutura de comunicação possibilitando a convergência de dados e voz pela internet, com diminuição de custos.