logoVISIBILIDADES_FINAL.png

Projeto Visibilidade UFG

Logotipo Visibilidade UFG  "Aqui seu conhecimento é visto" para banner da página do Visibilidade

 O que é o Projeto?                                                                                                                         

O Visibilidade é uma iniciativa da Secretaria de Comunicação/Regional Goiânia que divulga, por meio dos veículos de comunicação de massa, os projetos de ensino, pesquisa, cultura e extensão da UFG. O grande intuito é viabilizar, a partir de notícias na imprensa, a popularização da ciência produzida pela Universidade.

 Ciência: um bem coletivo                                                                                                              

A comunicação é um processo vital à ciência. Todavia, não pode estar limitada à academia ou aos institutos de pesquisa que produzem esse conhecimento. Quando amplamente divulgada, uma pesquisa pode aparecer em rádios, TVs, revistas, sites, jornais e redes sociais.

Essa divulgação aberta à sociedade fortalece a UFG e os/as pesquisadores/as, contribuindo para democratizar o conhecimento, popularizar a ciência, prestar contas e estabelecer novas parcerias. Além disso, para o pesquisador, essa divulgação torna-se extremamente importante, ao fortalecer relatórios e pontuar o currículo lattes

Como funciona o Visibilidade UFG?                                                                                               

A equipe da Secom oferece apoio técnico especializado para divulgar à imprensa, de forma clara e prática, os projetos realizados na Universidade. Essa mediação entre pesquisadores/as e jornalistas permite a compreensão do trabalho docente e a socialização do conhecimento para o público em geral. 

Passo a passo:

  • 1º - Secom entra em contato com o (a) pesquisador (a);
  • 2º - Secom agenda reunião e realiza entrevista sobre o projeto, verificando noticiabilidade;
  • 3º - Secom elabora sugestão de pauta (release) sobre o projeto;
  • 4º - Secom revisa o texto do release com o (a) pesquisador (a);
  • 5º - Secom encaminha o texto para a mídia;
  • 6º - Pesquisador e Secom agendam entrevistas junto à mídia; 
  • 7º - Secom realiza busca e análise das notícias obtidas com a divulgação (clipping);
  • 8º - Pesquisador recebe coletânea das publicações sobre sua pesquisa/projeto.

 .

Conheça mais:                                                                                                                                  

 

Catégories: Projetos Secom destaque