Graduação a distância: cuidado!
Quem tem interesse em fazer um curso de graduação a distância deve ficar atento a alguns detalhes. O principal deles é ter certeza de que tanto a instituição de ensino quanto o curso encontram-se credenciados junto ao MEC (Ministério da Educação). Para ter acesso a estas informações, basta acessar os seguintes sites: www.mec.gov.br ou www.abraead.com.br. Os especialistas recomendam também cuidado redobrado na hora de checar o programa, as disciplinas e a duração do curso, além – claro – da titulação do corpo docente.
De acordo com a consultora Maria da Graça Moreira da Silva, o estudante precisa estar ciente também dos métodos de ensino adotados pela insti-tuição, conferindo – antes da confirmação da matrícula – se o curso será oferecido em forma de auto-estudo ou se permitirá a interação com outros alunos e professores.
Outro ponto que merece atenção do candidato diz respeito à facilidade de contato com a instituição, caso haja dificuldades ou dúvidas no decorrer do curso. No caso da instituição oferecer aulas presenciais, é fundamental que o aluno tenha em mãos um calendário pré-definido, que estabeleça os locais, datas e horários das aulas.
Já para os cursos on-line - que exigem acesso à internet - é bom que o estudante tenha intimidade com a web para não se sentir prejudicado.