Novo espaço

Jornal O Popular, 27/03/2007

Novo espaço

Faculdade de Medicina da UFG inaugura hoje teatro de 380 lugares com concerto de piano

Rute Guedes

Com destaque para as composições do brasileiro Camargo Guarnieri, tem início hoje à noite, às 20h30, o projeto Medicina em Concerto, que será realizado toda última terça-feira do mês no Teatro Asklepiós da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, no Setor Universitário. Com entrada franca, o recital de hoje será apresentado pelo duo pianístico Consuelo Quireze e Maria Lúcia Roriz, da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Além de Guarnieri, constam do programa das musicistas peças de outros compositores importantes como F. Kreisler, Brahms, Francisco Mignone e Czerny.

O recital marca a inauguração oficial do Teatro Asklepiós. Com 380 lugares e infra-estrutura para apresentações musicais e teatrais, ele foi construído no espaço do antigo auditório da Faculdade de Medicina. Segundo o diretor da faculdade, professor Heitor Rosa, os esforços realizados para a criação do teatro têm como objetivo incentivar os alunos a ter mais contato com as atividades artísticas, sem, no entanto, deixar de lado a comunidade em geral. “Nosso novo espaço cultural terá um duplo e importante papel: despertar sensibilidade artística na comunidade acadêmica e ao mesmo tempo estabelecer uma integração maior da Faculdade de Medicina com a sociedade goianiense”, afirma o professor.

O nome do teatro, Asklépios, pode soar estranho para os não-iniciados, mas sua escolha tem uma ótima justificativa: trata-se do deus grego da medicina. Segundo a mitologia grega, Asklepiós tinha o dom de curar e até de ressuscitar pessoas. Ele é representado segurando um bastão com uma cobra enrolada, o caduceu, que até hoje é um símbolo da medicina. Na entrada do teatro, há uma estátua do deus.

Mas não é só música e teatro que o público vai poder conferir no Teatro Asklépios. Em parceria com o Museu de Artes de Goiânia, a Faculdade de Medicina promove o projeto Galeria Aberta, uma exposição de pinturas montada no hall do teatro com nomes de destaques das artes plásticas de Goiás, como João Colagem, Cléa Costa, Nonato, Fé Córdula, DJ Oliveira, entre outros. As peças, que fazem parte do acerto do museu, contemplam temas diversos.

RECITAL:
¤ Medicina em Concerto
¤ Data: Hoje, às 20h30
¤ Local: Teatro Asklepiós – Faculdade de Medicina da UFG (entrada
pela Rua 235, Setor Universitário, em frente à Faculdade de Educação)
¤ Entrada: Franca