Enade avalia 16 áreas neste ano
Jornal Estadão, 26/03/2007
Enade avalia 16 áreas neste ano
Cursos avaliados neste ano são, em sua maior parte, ligados à Saúde
SÃO PAULO - Alunos de cursos de ensino superior de 16 áreas, a maior parte ligada à Saúde, farão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) neste ano. A lista foi publicada na quinta-feira, 22, pelo Ministério da Educação no Diário Oficial da União.
Do total, 13 áreas já passaram pela avaliação em 2004, primeiro ano em que o exame, substituto do extinto Provão, foi aplicado no País. Neste ano também haverá, pela primeira vez, a inclusão de cursos de duas áreas tecnológicas na avaliação. São elas: Tecnologia de Radiologia e Tecnologia em Agroindústria. Já Biomedicina, que foi avaliado no ano passado, passará novamente pelo Enade por estar ligada à área da Saúde.
As inscrições dos alunos no exame devem ser feitas pelos dirigentes das instituições de ensino superior até o dia 31 de agosto. Participam da avaliação estudantes do primeiro e do último ano dos cursos. Ficam dispensados os alunos que não forem selecionados para a amostra e os que colarem grau até o dia 18 de agosto. A lista dos selecionados será divulgada até 25 de setembro.
A prova, marcada para o dia 11 de novembro, será realizada no município em que o curso está instalado. Além das duas áreas tecnológicas e de Biomedicina, serão aliadas neste ano: Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia.
O Enade avalia o desempenho dos alunos e é uma das etapas do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. As outras são análise dos cursos e das instituições. O exame é realizado todos os anos para áreas diferentes.