Pela Estação Digital

Jornal O Popular, 02/04/2007

Pela Estação Digital

Com apoio de segmentos ligados direta ou indiretamente, a instituição do Programa de Apoio ao Empreendimento Digital de Tecnologia de Informação e Comunicação, chamada de Estação Digital de Goiânia, é uma iniciativa municipal oportuna, vem ao encontro de necessidades da cidade e certamente que influenciará no processo de revitalização do Centro da capital.

É um passo progressista, no sentido de absorção de tecnologias na área de informática, e que vai contribuir para o desdobramento do processo de revalorização da área central da cidade.

Houve uma intervenção do governo municipal no Centro, quando a cidade comemorava 70 anos do início de sua construção, mas limitada à restauração do visual original da Avenida Goiás. Nem sequer se deu continuidade à semelhante operação, como estava previsto, nas Avenidas Tocantins e Araguaia.

O Centro melhorou um pouco, com a revisualização da Avenida Goiás, mas não o suficiente para o núcleo central ser revalorizado, conforme desejavam os defensores dessa restauração.

Quase 200 imóveis na área central de Goiânia estão desocupados e a idéia é a de que este problema seja resolvido com os empreendimentos novos, no Centro, atraídos pela Estação Digital. Pelo Decreto municipal que instituiu o programa, as empresas que aderirem deverão aplicar valor correspondente aos benefícios de redução do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre Transmissão Intervivos (ISTI) em até 90% e em até 60% de redução do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

Deve ser levada em conta também que os empreendimentos induzidos pelo programa vão proporcionar o benefício social da geração de mais empregos diretos e indiretos. O problema do desemprego exige uma preocupação especial e, sendo assim, todas as contribuições para fortalecer o mercado de trabalho serão bem-vindas.