Consultores farão diagnóstico da educação em mil municípios

Portal MEC, 03/04/2007

Consultores farão diagnóstico da educação em mil municípios

Cerca de mil municípios receberão consultores, selecionados pelo MEC, para realizar um diagnóstico da situação educacional de cada cidade. Os municípios serão previamente escolhidos com base em avaliações norteadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A criação do indicador faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e terá a finalidade de medir a qualidade da educação básica em cada município, numa escala de 0 a 10.

Os mil municípios com pior índice receberão a visita dos consultores, cuja contratação será realizada por meio de seleção pública, cujo edital foi aberto neste domingo, dia 1º de abril. O Ideb combina critérios de desempenho e freqüência escolar e levará em conta os resultados dos alunos em avaliações de desempenho como a  Prova Brasil. As informações servirão para fixar metas a serem seguidas pelos sistemas estaduais e municipais, com acompanhamento de resultados. 

O objetivo da visita é atender com prioridade àqueles municípios que hoje se encontram em situação crítica e oferecer apoio técnico-financeiro aos sistemas de ensino mais debilitados. 

Consultores – O MEC selecionará 80 profissionais capazes de elaborar, em conjunto com dirigentes estaduais e municipais, diagnósticos das situações locais e planos de ação para melhorar a educação básica de cada região visitada. Os consultores também deverão prestar assistência técnica a estados e municípios — com vistas à implantação dos planos elaborados — além de verificar os resultados alcançados.

Seleção –  Para concorrer a um cargo de consultor, o candidato deve ter nível superior completo e experiência profissional de no mínimo três anos em planejamento e gestão educacional. O contrato terá duração de 10 meses e a seleção será feita em duas etapas. Na primeira, haverá entrevistas e análises de currículos. Já na segunda etapa, o candidato deverá comprovar as informações apresentadas na primeira fase. Esta etapa envolve ainda processo de capacitação de três semanas, em Brasília. A seleção final será baseada em testes de desempenho que avaliarão o domínio do candidato quanto ao uso de instrumentos necessários ao diagnóstico da situação de cada município e à elaboração dos planos de educação.

Maria Clara Machado