Temporada de caça ao livro

Jornal O Popular, 12/04/2007

Temporada de caça ao livro

Estudantes peregrinam em busca de livros indicados pela UFG, UCG e UEG. Mais baratos, títulos sumiram dos sebos

Patrícia Drummond

A procura pelas obras literárias indicadas para os vestibulares nas três maiores instituições do Estado pode ser uma verdadeira saga para os estudantes. Muitos livros a serem destrinchados; autores que são novidade; pouco tempo para uma leitura mais aprofundada; e pouco entusiasmo para investir na compra dos exemplares. “Fica tudo muito caro se a gente for adquirir todos os livros com zero de quilometragem. São mais de 300 reais para comprar edições novinhas das duas listas, se você vai prestar na Federal, na Católica e na UEG”, reclama a vestibulanda Alícia de Castro, de 18 anos, que vai tentar uma vaga para Engenharia Civil das três universidades.

Rodolfo Borges Bueno, 19, vai prestar para Engenharia Agrícola, Zootecnia e Medicina Veterinária, respectivamente na UEG, UCG e UFG. Na tentativa de economizar, ele conseguiu adquirir alguns livros indicados em sebos do Centro da capital e diariamente percorre novamente as lojas para ver se acha outros. “O que havia disponível nas prateleiras de usados sumiu de uma hora para ou-tra. Sorte que consegui comprar uns quatro”, afirma.

Funcionário de um da Avenida Goiás, Lincoln Eustáquio de Medeiros confirma a dificuldade de achar os títulos do vestibular em versão usada. “Cheguei a ter aqui na loja pelo menos quatro exemplares de O Santo e a Porca; dez de O Fantasma de Luis Buñuel; dez dos Melhores Poemas de Cora Coralina; e seis de São Bernardo. Custavam 40% mais barato. Saiu tudo feito água”, diz.

Em uma livraria de shopping um atendente desabafou com a reportagem: “É cada coisa que a gente ouve desses vestibulandos quando eles não encontram o livro que procuram”. Segundo ele – que preferiu não ser identificado – é este o caso de pelo menos 6 títulos da lista dos 12 livros indicados para os vestibulares 2007/2 da UEG e da UCG e 2008 da UFG. Em outra livraria de shopping, das 12 obras, 7 podem ser adquiridas sob encomenda e, quanto ao restante, são poucos os exemplares disponíveis para pronta-entrega.

Na terça-feira, foram apenas dois os exemplares usados encontrados pelo POPULAR em sebos: um de São Bernardo, de Graciliano Ramos (19 reais, na Livros & Cia., Avenida Goiás, 771, Centro) e um de Os Melhores Contos de J.J.Veiga (R$16,20, na Livraria Páginas Antigas, Rua 4, esquina com Rua 9, 870, Centro. Não entraram na pesquisa feita pela reportagem a lista das obras literárias já divulgadas que serão adotadas nos processos seletivos de 2008/1 e 2008/2 da Católica e da UEG. São elas: A festa, de Ivan Ângelo; Uma aprendizagem ou o Livro dos Prazeres, de Clarice Lispector; O Corpo, de autoria de Lacordaire Vieira; O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna; Melhores Poemas de Gilberto Mendonça Teles, e Risos e Lágrimas, de Natalina Fernandes.