Plano prevê piso de 850 reais para professores

Jornal O Popular, 25/04/2007

Plano prevê piso de 850 reais para professores

Presidente lança programa formado por 47 medidas e anuncia liberação de mais R$ 1 bilhão para melhoria dos
índices de alfabetização. “É um novo século para a educação”, diz Lula

Brasília - Em concorrida cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença de 18 ministros e os presidentes da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou ontem o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que vai “inaugurar um novo século da educação”, onde existirá “uma elite da competência e do saber, e não apenas uma elite do berço e do sobrenome”. Depois de lembrar que o “PAC da educação” representa “um passo gigantesco” e que será “o mais abrangente já concebido neste País para melhorar a qualidade da educação pública”, Lula afirmou que o projeto representa o “início de um novo século, capaz de assegurar a primazia do talento sobre a origem social e a prevalência do mérito sobre a riqueza familiar”.

No discurso, a maior parte dele lido, o presidente falou de algumas das 47 medidas anunciadas. Destacou o compromisso Todos pela Educação, que propõe metas a serem cumpridas pelas escolas das mil cidades com os menores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), anunciando a liberação de mais R$ 1 bilhão, este ano, para as que cumprirem os compromissos e apresentarem melhoras nos índices de alfabetização.

Piso
Lula defendeu ainda a aprovação pelo Legislativo do piso mínimo do professor em 850 reais para uma carga de 40 horas semanais e a qualificação do magistério; anunciou a ampliação em 100 mil do número de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e a adoção da proposta de reestruturação das universidades federais, além de ampliar e modernizar o ensino profissionalizante, instalando uma escola técnica em cada cidade-pólo do País. Nesse momento, ele apelou aos políticos, brincando: “Não arrumem mais cidades-pólo do que já temos porque senão....”

Ao prosseguir citando o rol de promessas, Lula avisou que, até 2010, todos os colégios públicos do Brasil terão laboratórios de informática, além de conectar, via internet, todos os estabelecimentos de ensino médio, urbanos e rurais, em todos os municípios brasileiros. Divulgou ainda que, até o fim do ano, o governo introduzirá mil pólos da universidade aberta para formar e aperfeiçoar a qualificação de 2 milhões de professores.

“O PDE vai tornar realidade todos os nossos compromissos de campanha na área da educação”, assegurou Lula, que pediu o apoio dos pais para fiscalizar a execução dos planos e a qualidade de ensino nas escolas. Ele advertiu os ministros: “Daqui para a frente, estarei no calcanhar de vocês para que cada coisa prometida seja cumprida até o fim do nosso governo.” (Agência Estado)