Para pensar e fazer cultura
Para pensar e fazer cultura
Seminários do programa Rumos Itaú Cultural Música aportam no estado hoje e amanhã
Cia de Foto
O músico cearense Alemberg: palestrante
O objetivo é estimular a produção artística e cultural do Brasil. Os meandros da iniciativa do Banco Itaú são o tema principal da itinerância da terceira edição do programa Rumos Itaú Cultural Música. O evento aporta hoje, em Anápolis, e amanhã, em Goiânia. A dupla jornada em Goiás discutirá a atual produção brasileira e o novo edital de música lançado pelo programa Rumos, que completa dez anos. O seminário faz parte da série de 50 encontros que vão percorrer todo o Brasil com profissionais que trabalham e pensam a respeito de temas fundamentais no setor, como a aplicação de novas tecnologias, alternativas de difusão, intercâmbios, articulação e produção.
Anápolis e Goiânia compartilharão das mesmas discussões, apesar dos dias diferentes. Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO) e com a Universidade Federal de Goiás, ambas as programações começam às 14 horas com a exibição do documentário Rumos Brasil da Música – 30.000 km – Pensamentos & Reflexões, espécie de diário de bordo das viagens feitas por todas as capitais brasileiras durante a edição passada do programa, entre 2004 e 2005. A apresentação será feita pelo gestor dos Projetos de Cultura do Sebrae em Goiás, Décio Tavares Coutinho, e pelo gerente do núcleo de música do Itaú Cultural, Edson Natale, que fará considerações a respeito dos seminários realizados por todas as capitais brasileiras.
Às 15h30, haverá a palestra Quem Fica Parado é Poste, com a participação do músico Alemberg e do diretor do Espaço Cubo, em Cuiabá (MT), Pablo Capilé. O cearense Alemberg é pesquisador e diretor da Fundação Casa Grande, em Nova Olinda (CE). O mato-grossense Capilé é membro da Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin). Para encerrar a programação, Edson Natale recebe dois convidados para discutir o tema Fronteiras e Expectativas Associativas, às 17h30: o músico, jornalista e produtor Arthur de Faria (RS), e Lincoln Antonio, músico, arranjador e compositor, que atua como vice-presidente da Cooperativa da Música.
Depois de Goiás, o seminário vai para Palmas (TO), no dia 9, e Gurupi (TO), no dia 11. O edital, com ficha de inscrição, está disponível até o dia 31 de julho no site www.itaucultural.org.br/rumos2007, assim como os editais de literatura, jornalismo cultural e pesquisa: gestão cultural, também lançados este ano.
SEMINÁRIO:
¤ Rumos Itaú Cultural Música
¤ Anápolis: hoje, às 14 horas. No auditório
do Sebrae. Av. Minas Gerais, nº 135, Jundiaí.
¤ Telefone: (62) 3321-3727.
¤ Goiânia: amanhã, às 14 horas. No auditório
do Sebrae. Av. T-3, nº 1000, Setor Bueno.
¤ Telefone: 3250-2000