UFG inaugura Laboratório de Análise e Gerenciamento Ambiental de Recursos Hídrico

Portal Andifes, 26/03/2007

UFG inaugura Laboratório de Análise e Gerenciamento Ambiental de Recursos Hídrico

A Universidade Federal de Goiás (UFG) inaugurou na última quarta-feira, dia 21, o Laboratório de Análise e Gerenciamento Ambiental de Recursos Hídricos (Lamarh). Modernamente equipado, o laboratório tem por objetivo promover pesquisas e análises da água com o objetivo de traçar um perfil dos recursos hídricos do Estado. Por meio de análises físico-químicas da água será possível investigar a composição da biodiversidade aquática e as suas relações com o saneamento ambiental, levando-se em consideração o meio físico.

A solenidade de inauguração contou com a presença do reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil; do diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), professor Reginaldo Nassar Ferreira; do coordenador do laboratório, professor Leandro Gonçalves Oliveira; além de autoridades do governo do Estado e da Prefeitura de Goiânia.

Segundo o diretor Lamarh e um dos idealizadores do projeto, professor Leandro Gonçalves de Oliveira, o trabalho desenvolvido dentro do laboratório servirá, ao mesmo tempo, à UFG e à sociedade goiana. Serão desenvolvidos estudos limnológicos (referente à água doce e seus organismos) e de biodiversidade aquática, com interfaces no saneamento ambiental e na geomorfologia. Além das pesquisas científicas, o laboratório oferecerá atividades de extensão, de formação e capacitação de recursos humanos no âmbito acadêmico e não acadêmico, a prestação de serviço, assessoria e consultoria ambiental.

O Lamarh está vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFG. Entretanto, o professor Leandro faz questão de frisar o seu caráter multiuso: “A idéia é atender a projetos de pesquisa que demandem as análises do Lamarh de todas as unidades e órgãos da UFG e, inclusive, de outras instituições de ensino superior. Trata-se de um espaço multidisciplinar de análise, planejamento e gerenciamento ambiental, com uma forte abordagem nos recursos hídricos do Estado de Goiás”, afirma.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José de Paula Morais Filho, afirmou que a criação do laboratório é de grande importância para Goiás devido à geração de informações que poderão servir para o fortalecimento da gestão ambiental da região. O secretário acenou ainda com a possibilidade de uma parceria com a UFG.

O projeto enviado pela UFG à FINEP-MCT intitulou-se “Infra-Estrutura Laboratorial de Pesquisa no Cerrado Goiano”, sendo aprovado um valor global de R$ 1.000.000,00. Intermediado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG-UFG), através da sua Coordenação de Pesquisa, também contou com o apoio institucional e operacional da Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (Funape-UFG), principalmente no gerenciamento dos recursos financeiros. No âmbito do CT-INFRA/2001, foi construído o Lamarh, bem como a aquisição de alguns equipamentos de análise de água e sua biodiversidade, num valor atualizado em torno de R$ 300.000,00.