Cidadania em construção

Jornal Tribuna do Planalto, 11/05/2007

Cidadania em construção

A reforma da escola e o combate à desnutrição infantil foram os temas dos projetos campeões do prêmio Construindo a Nação, do Instituto da Cidadania Brasil em parceria com o Sesi-Goiás. Apesar de ser a sexta edição, esta é a primeira vez que Goiás participa. A idéia é interagir a escola e seus alunos em suas comunidades, buscando provocar mudanças. Ao todo, 58 entidades de ensino receberam certificados de participação. Os vencedores são do interior do Estado. Os cerca de 830 estudantes do Colégio Estadual Presidente Kennedy, de Porangatu, há 10 anos aguardavam por uma reforma que nunca chegava. Uma tarefa difícil que, com união de pais, professores e a comunidade local, logo se tornou realidade. Já em Minaçu, o Colégio Ávila montou um livro de receitas preparadas a partir de frutas do cerrado disponíveis na região e distribuiu para famílias carentes que sofriam com a desnutrição.

Incentivo à educação
Está marcada para o próximo dia 17 de maio a cerimônia de lançamento do Prêmio Itaú-Unicef 2007. O objetivo é apoiar programas de organizações sem fins lucrativos da sociedade civil que trabalhem direta ou indiretamente com crianças e adolescentes de 6 a 18 anos. O prêmio se destina às iniciativas que contribuam, integradas à escola, para ações de ingresso, regresso e permanência de alunos nas diferentes redes de ensino. Realizado bianualmente, o evento conta com etapas regionais até a escolha dos vencedores nacionais. As inscrições – que são gratuitas – estão abertas até o dia 11 de junho e os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível nas agências do Banco Itaú ou pelo site www.fundacaoitausocial.org.br.

Dinheiro na Escola agora pela internet
Estados e municípios que querem aderir ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) via internet devem conferir a versão 2007. O sistema permite acesso aos formulários de adesão ao programa e preenchimento on-line com as informações das escolas e do gestor municipal ou do secretário estadual de Educação, no caso das estaduais. Ao fazer o download do PDDENet, é necessário indicar o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da prefeitura ou secretaria do Estado e o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do dirigente da entidade participante. O programa está disponível no site www.fnde.gov.br .

A cryptonita existe!
A famosa pedra – até então fictícia – usada pelos inimigos do Super-Homem para debilitá-lo, existe sob a forma de um mineral muito parecido, a jadarita. A descoberta foi feita pelo pesquisador do Museu de História Natural de Londres, Chris Stanley, e recebeu este nome em homenagem à região sérvia onde foi encontrada, pela companhia mineradora Rio Tinto.

O mineral contém os mesmos elementos que os célebres cristais. O único componente que falta é a fluorita, mas todos os demais elementos respeitam a composição química da cryptonita. Ao contrário das pedras luminosas verdes ou vermelhas que abatem o super-herói, a cryptonita do mundo real é branca, aparece em pó e não é radioativa. O gás cripton (criptônio, símbolo Kr), que existe na realidade e é utilizado em algumas lâmpadas incandescentes, não está presente na jadarita, motivo pelo qual o mineral não pode ser chamado oficialmente de cryptonita.

ETI 2007
O Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG) promove nos dias 17 e 18 de maio o Encontro de Tecnologia e Informática (ETI), no Campus II (Samambaia). O público-alvo são alunos e professores de diversas instituições de ensino superior e de pesquisa, profissionais do mercado de informática e áreas afins. Na programação estão conferências, palestras e minicursos. Informações e inscrições pelo: http://www.inf.ufg.br/eti/2007.