Programa Expansão apóia melhoria de campi em Goiás
Programa Expansão apóia melhoria de campi em Goiás
Este ano, estudantes de dois campi da Universidade Federal de Goiás (UFG), localizados em Catalão e Jataí, contarão com novo bloco de sala de aula e laboratórios, piscina semi-olímpica, vestiário e quadra de esporte coberta. Cada campus recebeu R$ 4 milhões do Programa Expansão, da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), nos últimos dois anos, para ampliação de infra-estrutura física.
Para o pró-reitor de Administração e Finanças da UFG, Orlando Afonso do Amaral, o Programa Expansão significa uma injeção de recursos, sobretudo no interior, como há muito não se via. “É preciso enfrentar o desafio de expandir o sistema público de educação superior. Agora, conseguimos a estabilidade do nosso quadro de professores e de técnicos administrativos e isso foi um grande avanço.” Para cada campus foram contratados 40 professores e 20 técnicos administrativos
Catalão, que fica a 279 quilômetros de Goiânia, tem uma população de 71 mil habitantes e possui grande potencial no setor de agroindústria e indústrias de base mineral. Quatro cursos superiores — administração, ciências biológicas, física e química — foram inaugurados no campus da UFG, gerando uma oferta de 200 novas vagas.
Jataí tem uma população de 84 mil habitantes e localiza-se ao sudoeste de Goiânia, numa distância de 332 quilômetros da capital goiana. Na década de 80 foi iniciada uma parceria entre o campus e a prefeitura do município, que custeava a manutenção da unidade. Mas devido ao crescimento das despesas, causado pela expansão das atividades, essa parceria ficou inviável e a unidade enfrentou graves problemas financeiros.
No início do ano, as populações de Jataí e de cidades vizinhas contaram com a possibilidade de concorrer a uma das 190 vagas criadas com a instalação de cinco novos cursos: agronomia, física, química, zootecnia e história.
Em 2008, dez novos cursos serão implantados nos dois campi. “Com isso, a UFG conseguirá, se não suprir as necessidades da população da região por educação superior, contemplar bastante esta demanda”, afirmou Orlando do Amaral.
Maria Pereira Filha