Abertas inscrições para as oficinas do Fica

Jornal O Popular, 16/05/2007

Abertas inscrições para as oficinas do Fica

Rute Guedes

Os principais nomes do cinema nacional e local vão estar na cidade de Goiás dividindo um pouco do seu saber em palestras, mesas-redondas e oficinas durante o 9º Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que será realizado de 12 a 17 de junho. Boa parte das atividades requer inscrições antecipadas. As inscrições já estão abertas e parte dos cursos é para públicos específicos, mas outros são abertos ao público em geral.

Uma das atividades que mais deve atiçar os cinéfilos é o Café Cinematográfico, um encontro entre os pesquisadores de cinema Jean-Claude Bernadet, crítico que ajudou na teorização do cinema novo e influenciou várias gerações de especialistas e diretores de cinema, e Ismail Xavier, professor de cinema da Universidade de São Paulo (USP) e escritor que também tem influenciado o estudo sobre o cinema em todo o Brasil há vários anos. Para o Café, que será realizado dias 15 e 16 e junho, às 16h30, não será exigida inscrição, mas os interessados estão sujeitos à lotação do auditório do Hotel Vila Boa. Eles vão discutir os temas A Atualidade do Cinema Documentário Brasileiro e O Cinema Brasileiro dos Anos 60.

O debate Cinema e Literatura, com o escritor e roteirista Miguel Jorge, o roteirista e professor Newton Canitto e a professora Elisabetta Chiaccella será realizado em 14 de Junho, às 16h30, no Hotel Vila Boa. Essa atividade também não exige inscrição prévia e a participação também está sujeita à lotação.

O tema documentário será contemplado em duas oficinas. Direção em Documentário, com o premiado cineasta carioca Evaldo Mocarzel (de A Margem da Imagem), será realizada de 13 a 15 de junho na Faculdade Cora Coralina. A oficina terá 30 vagas para quem é de Goiânia e 10 inscrições são reservadas para moradores da cidade de Goiás. A oficina Fronteiras do Documentário, que será ministrada pelo documentarista paulista Jorge Jorge Bodanzky, com apenas 15 vagas, também será realizada de 13 a 15 de junho no mesmo prédio.

O curso Fotografia no Cinema, com 25 vagas, contemplará técnicas, estilos e significação. Com 25 vagas, a oficina terá três dias. A ministrante é a professora, Ph.D e diretora goiana Rosa Berardo, que vai adotar como metodologia aulas teóricas com projeção de filmes para análise, oferecendo ao alunos noções de semiologia e estilos cinematográficos.

As novas realidades do cinema devido às novas tecnogias que tornam mais barata a produção serão contempladas no curso O Cinema Digital: Planejamento, Realização e Distribuição de Baixo Orçamento. A oficina, com 35 vagas, será de 13 a 15 de junho, no Hotel Vila Boa. De caráter mais técnico, o curso Edição em Vídeo, com 15 vagas, será realizado na Faculdade Cora Coralina.

O curso Olhando o Meio Ambiente pelo Furo de Uma Agulha, oficina de fotografia para crianças, será realizado de 12 a 13 de junho. Restrita a crianças da cidade de Goiás, a oficina, que será ministrada pela professora da UFG Lisbeth Oliveira, terá 80 vagas. Os alunos vão aprender técnicas de fotografia e ter a chance de criar sua máquina fotográfica artesanalmente.

As outras oficinas são Som Cinematográfico, com Silvio Da-rin, escritor e documentarista; Comunicação e Meio Ambiente, com Ariane Porto; e Rádio, Cultura e Mobilização Popular, com Riva Kran. A Associação Brasileira de Documentaristas, seção Goiás, que terá uma mostra específica dentro da programação do Fica, promove a oficina Filmes de Montagem: O Uso de Imagens de Arquivo na Construção do Discurso Audiovisual, com Joel Pizzini.