Andifes quer ampliar a discussão sobre Reuni

Portal Andifes, 18/05/2007

Andifes quer ampliar a discussão sobre Reuni

O presidente da Andifes, reitor Paulo Speller (UFMT), recebeu os dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), na manhã desta sexta-feira (18/05), na Estância Ecológica do Sesc no Pantanal, em Mato Grosso, local em que a universidade inaugura sua Base de Pesquisas. Quarenta reitores estão participando da LXIª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da entidade, onde discutem algumas questões pontuais, como o plano de carreira dos técnicos-administrativos, o Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o professor equivalente e o plano de saúde do servidor.

Em relação ao plano de carreira, os dirigentes afirmaram ser essa uma questão relacionada à gestão, tanto do ponto de vista do número de quadros, quanto da valorização salarial. No primeiro caso, pela falta de concursos e fechamento de vagas; e, no segundo, pelo desestímulo e pela perda de profissionais de nível superior, que deixam as Ifes para trabalhar em outros órgãos com melhores salários. Como encaminhamento, o Conselho Pleno decidiu elaborar um documento, a ser entregue ao Ministério da Educação (MEC), posicionando-se em relação às demandas apresentadas.

Quanto ao Reuni, será construída uma agenda de discussão pontuando as questões que requerem um debate mais aprofundado, como professor-equivalente, expansão e reestruturação das Ifes. Para tanto, foi proposta a realização de um seminário específico sobre o programa.

Na parte da tarde, a reunião terá a participação do secretário da Educação Superior (SESu/MEC), Ronaldo Mota, e do presidente da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões. Estão previstas, ainda, a apresentação e aprovação das Demonstrações Financeiras da Andifes de 2006 e a eleição da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, e a homologação do Diretório Nacional.

(Lilian Saldanha - Assessoria de Comunicação da Andifes; Maria Santíssima - Assessoria de Comunicação da UFMT)