Porta para formação profissional
Porta para formação profissional
Patrícia Drummond
O Ensino a Distância (EAD) pode ser uma boa opção para estudantes que desejam se preparar para conquistar uma vaga de estágio ou no mercado de trabalho. Mas, para conseguir concluir um curso de EAD com sucesso, pelo menos quatro itens são fundamentais: consciência, responsabilidade, disciplina e organização. É o que diz a pedagoga Rosa Maria Simone, pós-graduada em Didática do Ensino Superior, com experiência de 12 anos na área de Educação a Distância, desenvolvendo projetos de cursos on-line, de processos e projetos para escolas e tendo atuado, inclusive, como consultora do Ministério da Educação (MEC).
Supervisora de Educação a Distância do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), ela esteve ontem em Goiânia para falar a coordenadores de 25 instituições de ensino superior (IES) da capital e entorno sobre como o EAD pode contribuir na formação profissional de cada um de seus alunos.
“O EAD exige maturidade por parte do aluno e, talvez por isso, tenha atraído muitos estudantes mais velhos, a partir dos 30 anos, nas áreas de graduação e pós-graduação. O nosso grande desafio é conquistar essa nova geração, que, embora utilize recursos tecnólogicos dos mais variados para pesquisar, se relacionar e se divertir, não descobriu que é possível estudar e aprender por esses meios”, destacou.
Internet
Rosa Maria Simone explica melhor o conceito de ensino a distância. De acordo com ela, trata-se de um processo de ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a internet. Mas podem ser utilizados os Correios, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes, podendo ter ou não momentos presenciais. O que não significa, entretanto, que o aluno se serve de algo pronto, sem orientação e atenção especiais por parte de professores – no caso, chamados de tutores.
Curso oferece várias vantagens
São inúmeras as vantagens dos cursos a distância apontadas pela pedagoga Rosa Maria Simone. Entre elas, o acesso às aulas/módulos a qualquer horário e em qualquer lugar; a flexibilidade de tempo; o atendimento a um grande número de pessoas ao mesmo tempo e em qualquer lugar; a adaptação ao ritmo de cada um; e o desenvolvimento do autodidatismo, independência e autonomia. A prática do EAD, segundo a especialista, permite um equilíbrio entre as necessidades e habilidades individuais e as do grupo, redimensionando o papel do professor, que continuará dando aula, mas enriquecerá esse processo com as possibilidades que as tecnologias interativas proporcionam: para receber e responder mensagens dos alunos, criar listas de discussão e alimentar os debates e pesquisas com textos, páginas da internet, indicações de filmes, bibliografia e outras sugestões.
O Programa CIEE de Educação a Distância foi implantado em março de 2005 e é desenvolvido em todo o País. De lá para cá, já foram beneficiados cerca de 81 mil estudantes. Em Goiás, até o momento, mais de 3.720 alunos já foram atendidos. São 12 os cursos oferecidos. Até julho, outros quatro serão lançados. A duração média é de dez horas. Para participar, basta estar cadastrado junto no CIEE. Em Goiânia, o endereço é Rua 3 nº1245, Centro (telefone 62 4005.0750). Na internet: www.ciee.org.br.