Festival de cinema alemão volta à telona do Cine Goiânia Ouro

Jornal Diário da Manhã, 24/05/207

Festival de cinema alemão volta à telona do Cine Goiânia Ouro

A maratona “Fantasmagoria, Melancolia e Alegoria no Cinema Alemão”, promovida em agosto pela Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal de Goiás (UFG), trouxe para a cidade uma série de títulos da terra da cerveja. O público lotou a sala de cinema do Centro Cultural Goiânia Ouro, mostrando que novas atividades culturais são sempre bem-vindas e encontram apoio entusiasmado da população.

Com esse resultado, o segundo ciclo do evento será realizado a partir de hoje, no mesmo local. Até o dia 10 de junho serão exibidos 22 filmes, três por dia, às 12h30, 15h e 20h30. Os títulos serão revezados ao longo da mostra e a entrada é franca. A largada será dada hoje à noite, às 19 horas, com a comédia Conexão Kebab, de Anno Saul, sobre conflitos multiculturais. E para ninguém ficar perdido nos roteiros germânicos, o seminário “Introdução à Teoria e História do Cinema” promete dar as coordenadas, nos dias 26, 27 e 28, das 8h às 12h. As inscrições estão abertas no Cine Goiânia Ouro. A idéia do curso é dar um panorama inicial desse cinema que vem encantando várias gerações, revelando-o com sua visão crítica e questionadora do mundo.

A mostra apresentará aos aficionados da sétima arte mais um pouco da história do cinema alemão. A programação inclui obras de diretores badalados como Robert Wiene, Fritz Lang, Werner Herzog, Win Wenders, Fassbinder e Tom Tykwer. Mas há também uma nova oportunidade para conhecer outros diretores, como Erika Harzer, Helmut Käutner, Cheik Doukouré, Harun Farocki, Volker Schöndorff, Martin Weinhart e Thomas Heise. Entre as tramas, o público encontrará na mostra, ficções e documentários, sobre uma variedade de temas: futebol, guerra, ecologia, política, revolução, cultura e arte.