TV Pública poderá ser criada por Medida Provisória

Jornal O Popular, 31/05/2007

TV Pública poderá ser criada por Medida Provisória

Brasília – O governo poderá baixar em agosto uma Medida Provisória (MP) para criar a TV Pública. Também não está descartada a possibilidade de ser enviado um projeto de lei ao Congresso. Durante o 24º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, disse que a proposta vai definir a gestão e o financiamento da TV Pública idealizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ministro afirmou que o governo ainda estuda como será o financiamento da TV, mas já garantiu que não haverá criação de impostos ou disputa de publicidade com as redes comerciais. FFranklin Martins assinalou que a radiodifusão brasileira tem o desafio de dar espaço às produções regionais.

O vice-presidente das Organizações Globo, João Roberto Marinho, que também participou do encontro, afirmou que o aumento da produção regional de televisão “é sempre desejável”. Porém, ele acredita que falar em número de horas ou porcentual de programação não faz sentido.

Presentes ao congresso o presidente da Organização Jaime Câmara (OJC), Jaime Câmara Júnior; assessor de Planejamento Estratégico da empresa, Cristiano Câmara; diretor de Jornalismo da OJC, Luiz Fernando Rocha Lima; diretor de Recursos Humanos, Guliver Leão; diretora-geral da OJC do Tocantins; Fátima Roriz; supervisor de Telejornalismo da TV Anhanguera em Palmas, Rogério Silva; e o supervisor Comercial da emissora em Palmas, Abrão Falluh Hanna. (AG)