Dos 168 cursos em Goiás, só 6 obtêm nota máxima
Dos 168 cursos em Goiás, só 6 obtêm nota máxima
Curso de Administração da UEG é o único do Estado a integrar lista dos 45 melhores do país. Dos que obtiveram 5, nota máxima no Enade, 3 são da Universidade Federal de Goiás
Deire Assis
O resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) – antigo Provão – divulgado ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (Inep/Mec) mostra que, de um total de 168 cursos de instituições goianas de ensino superior, apenas 6 obtiveram conceito 5 em um dos dois critérios de avaliação do exame. Dos 6, três pertencem à Universidade Federal de Goiás (UFG). O curso de Administração da Unidade de Ciências Humanas da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em Anápolis é o único curso do Estado entre os melhores avaliados do País.
Os estudantes da graduação tiveram desempenho que os enquadra no nível mais alto tanto no conceito Enade, que considera o desempenho de ingressantes e concluintes dos cursos avaliados, quanto no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), conceito mais subjetivo que determina quanto de conhecimento os cursos agregam para os alunos. Ao todo, 45 cursos no País alcançaram conceito 5 em ambos os critérios de avaliação, de um total de 5.701 graduações.
A maioria dos cursos de Goiás avaliados no Enade teve desempenho regular (conceito 3), ao todo 48 cursos ou 42,5% do total. Quarenta e cinco graduações obtiveram conceito 2 (39,8%), 6 ficaram com nota 1 (5,3%), 11 receberam conceito 4 (9,7%) e 3, conceito 5 (2,7%). Do total de graduações avaliadas, 55 ficaram sem conceito (SC) porque não têm alunos concluintes. O Enade mede o desempenho dos estudantes por meio de provas aplicadas a alunos ingressantes e concluintes dos cursos das instituições de ensino superior.
No conceito IDD, os porcentuais foram semelhantes na avaliação dos cursos de Goiás. Cinco tiveram conceito 1 (5,0%), 31 obtiveram nota 2 (30,7%), 48 alcançaram nota 3 (47,5%), 13 obtiveram conceito 4 (12,9%) e 4, apenas, receberam nota 5 (4,0%). Os três cursos que obtiveram conceito 5 no critério chamado Enade foram as graduações de Administração da UEG e de Direito (Goiânia) e Biomedicina da Universidade Federal de Goiás (UFG). No conceito IDD, os cursos que alcançaram nota máxima foram, de novo, o de Administração da UEG, o de Administração da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia de Goiatuba, Biblioteconomia (Goiânia) da UFG e Ciências Contábeis das Faculdades Integradas de Mineiros.