UEG tem melhor curso

Jornal Diário da Manhã, 01/06/2007

UEG tem melhor curso
82,3% das graduações em Goiás não atingiram a média. Quatro faculdades estão entre as melhores


Lara Cristina
Da editoria de Cidades


Quatro faculdades goianas estão na lista dos 15 melhores cursos, de acordo com o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado em novembro de 2006 e divulgado ontem pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na contramão do desempenho dos quatro cursos está a média total dos 168 cursos pesquisados no Estado, que atingiu conceitos medianos e mínimos na pesquisa.

O Enade 2006 foi aplicado em 2.081 locais de prova, distribuídos por 871 municípios, de todos os Estados e Distrito Federal. Participaram do exame alunos ingressantes e concluintes, num total de 386.524 (211.837 ingressantes e 174.687 concluintes), pertencentes a 5.701 cursos, de 1.600 instituições de ensino superior. Apenas 15,4% das instituições participantes são públicas (321) e 84,6% são privadas (1.767). Menos de 1% dos participantes atingiram o conceito máximo. Alunos do Prouni tiveram as melhores notas.

Em Goiás, 25.050 estudantes de 168 faculdades em 64 instituições participaram da pesquisa. Dentre os quatro melhores cursos goianos estão Administração da Universidade Estadual de Goiás (UEG-Campus Anápolis), Biomedicina da Universidade Católica de Goiás (UCG), Teatro e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Goiás está entre os Estados com conceitos Enade e IDD não tão favoráveis. 5,9% atingiram nota mínima no Conceito Enade e apenas 2,7% a máxima. Com relação ao IDD, 5% obtiveram conceito mínimo e 4% o máximo. No Conceito Enade, 82,3% atingiram médias entre 2 e 3 e Conceito IDD foram 78,2% com estas médias.

O Estado com o maior percentual de cursos com Conceito Enade 4 e 5 é o Rio Grande do Norte (37,8%), e Alagoas tem o maior percentual de cursos com Conceito Enade 1 e 2 (80%). Já em relação ao IDD Conceito, o Estado com o maior percentual de cursos com IDD Conceito 4 e 5 é o Rio Grande do Sul (53,4%), e o Pará concentra o maior percentual de cursos com IDD Conceito 1 e 2 (51%).

ORGULHO – Formado há um ano pela faculdade de Biblioteconomia da UFG, o bibliotecário documentalista Arnaldo Alves Ferreira Júnior, 28, é o coordenador da biblioteca do Centro Federal de Ensino Tecnológico (Cefet) em Goiânia e se orgulha da instituição de ensino onde estudou. “Acho que o resultado obtido no Enade corresponde à realidade do curso, que é muito bom. Tem ótimos professores e também boa estrutura”, comenta. Ele acrescenta que as oportunidades de estágio são grandes capacitadores do aluno para o mercado de trabalho.

Participaram, ainda, do Enade 2006 alunos das áreas de Arquivologia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Formação de Professores (Normal Superior), Música, Psicologia, Secretariado Executivo e Turismo. O desempenho médio dos participantes do Enade 2006 foi de 45,4 na prova de formação geral, que é igual para todas as áreas. A maior média foi dos estudantes de Arquivologia (50,7) e a menor dos de Administração (42,1), numa escala de 0 a 100. Estudantes de cada uma das quinze áreas avaliadas fizeram ainda prova com questões específicas a cada uma.

Alunos de 45 cursos conquistam conceitos máximos. Além das médias dos ingressantes e concluintes nas provas de formação geral e específica, a avaliação traz ainda um conceito que considera o desempenho de ingressantes e concluintes juntos, o Conceito Enade. Há também, para cada um dos cursos, um IDD Conceito, que busca determinar quanto de conhecimento os cursos agregam aos discentes. O Conceito Enade e o IDD Conceito vão de 1 (mínimo) a 5 (máximo).