Goiás entre os melhores
Goiás entre os melhores
Márcio LeijotoApenas um dos 168 cursos de graduação avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2006 obteve a nota máxima nos dois conceitos que compõem a avaliação do ensino superior. O curso de Administração da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Anápolis, conseguiu 5 tanto no desempenho de ingressantes e concluintes quanto no índice que avalia o conhecimento agregado aos alunos pelo curso (IDD).
No ranking dos 10 melhores cursos nos 15 avaliados pelo Enade do ano passado, três cursos goianos se destacaram – todos da Universidade Federal de Goiás (UFG): Biomedicina (5º), Biblioteconomia (8º) e Direito (10º). O curso de Administração da UEG não ficou entre os dez melhores da área por causa das elevadas notas das outras faculdades.
Apenas 8,3% dos cursos em Goiás – tanto de instituições públicas como particulares – tiveram notas consideradas altas pelo Ministério da Educação (MEC) – 4 e 5. Mais de 30% receberam avaliações baixas (1 e 2). E 28,5% dos cursos tiveram média regular – 3. O restante não teve a avaliação final concluída devido a problemas específicos de cada um.
Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Apenas 45 cursos dos 5.701 cursos de todo o País obtiveram a nota máxima. Isso significa apenas 1% de todas as faculdades avaliadas pelo Enade. Mais de 386 mil estudantes de 15 áreas do conhecimento de 1,6 mil instituições de ensino superior fizeram a prova. Em Goiás, foram 25.050 universitários.
TERCEIRA EDIÇÃO
Essa é a terceira edição do Enade, que avalia a qualidade dos cursos de graduação por meio do desempenho dos estudantes (antigo Provão). Também é feita uma avaliação de curso e institucional, em que se tira o IDD. Participaram do exame os cursos de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Formação de Professores, Música, Psicologia, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.
A reportagem do HOJE tentou entrar no site do Inep sobre o enade (http://enade2006. inep.gov.br/resultados.php) para conseguir mais informações sobre o desempenho dos cursos goianos, mas até o fechamento desta edição a página virtual estava fora do ar. Os estudantes que participaram da prova podem ver o boletim de desempenho no site http://enade2006.inep.gov.br/boletim.