Protesto de estudantes da UFG

Jornal Diário da Manhã, 07/06/2007

Protesto de estudantes da UFG

Alunos e funcionários das universidades Estadual (UEG) e Federal (UFG) de Goiás protestaram ontem em frente à reitoria da UFG. A manisfestação fez parte das atividades do Dia Nacional de Mobilizações nas Universidades Públicas. O ato teve o objetivo de apoiar a greve dos servidores técnico-administrativos, realizada há oito dias em Goiás e em outros 37 Estados, e ainda reivindicar recursos para a educação e assistência estudantil.

O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Goiás, André Tokarski, diz que a manifestação também foi realizada para apoiar os processos de ocupação de universidades públicas já deflagrados no Brasil. “É urgente que a sociedade, a comunidade universitária e o governo coloquem de fato a Educação como prioridade. É um bem estratégico para o desenvolvimento do País, mas para isso são necessários os recursos”, diz.

O presidente da UNE explica que os estudantes reivindicam a criação do Plano Nacional de Assistência Estudantil, que inclua construção e ampliação de creches, restaurantes universitários, moradia estudantil, além de financiamento para transporte e bolsas de auxílio aos estudantes de baixa renda.

Os alunos também defendem a ampliação de vagas nos cursos noturnos e concurso público imediato para contratação de professores e técnicos administrativos. “O número reduzido de vagas é o motivo principal da exclusão que hoje observamos no sistema de ensino superior no Brasil”, acrescenta André Tokarski.