Prática revigora energias para a rotina diária
Prática revigora energias para a rotina diária
A psicanalista Ana Cristina da Rocha Lima, 43, pratica exercícios físicos com assiduidade há cinco anos, pelo menos quatro vezes por semana. Após um longo dia de trabalho, ela se sente revigorada em uma sessão de academia.
“Quando malho ou corro, recarrego minhas energias”, conta. Afirma que necessita da atividade para conseguir obter mais qualidade de vida e sente a diferença que o exercício faz no dia-a-dia. “A disposição da gente aumenta tanto para esforços físicos quanto mental. Faz muito bem para o meu trabalho, pois melhora minha produtividade intelectual.” Além do bem-estar e disposição, a psicanalista conta que os exercícios lhe proporcionam boas noites de sono. E também exige que ela se alimente melhor, o que a fez buscar também o acompanhamento de uma nutricionista.
Efeitos – Mestre em Atividade Física e Saúde pela Universidade Católica de Brasília (UCB), o professor e personal trainner Wanderson Nogueira explica que o corpo humano, através da atividade física, produz endorfinas. “Isto é, uma substância natural produzida pelo cérebro em resposta ao exercício físico que relaxa, alivia dores corporais e gera sensação de prazer e bem-estar.”
Segundo ele, a atividade física proporciona mais disposição para as atividades profissionais, aumento da auto-estima e da autoconfiança. “O que leva a pessoa a ter maior controle para administrar sua vida mesmo nas situações de estresse.”
Uma nova onda de treinamento físico começa a espalhar-se da Alemanha para o mundo. Depois do jogging, do walking, da ioga e do wellness, a nova moda é o treinamento do cérebro. Essa novidade é chamada de “brainwalk”. Ele fortalece a memória, a concentração e a criatividade através da associação do exercício físico a exercícios mentais.